lavanda oleo essencial

Plantas Rainhas: Lavanda 👑💜

Hoje vamos começar uma série de posts muito especial no nosso blog, a série Plantas Rainhas! Nesses posts, vamos contar tudinho o que sabemos sobre as estrelas das nossas fórmulas, as plantas. E a planta que vai estrear a nossa série não poderia ser outra, senão a Lavanda!

Por que amamos tanto a lavanda?

A lavanda foi a planta que me fez me apaixonar pelo universo dos óleos essenciais. Nunca me esqueço da primeira vez que senti o aroma de seu óleo essencial. A sensação imediata foi de um acolhimento na alma… Algo que eu nunca tinha sentido antes com qualquer produto que tenha passado na pele. Essa sensação me fez querer saber muito mais sobre óleos essenciais, o que me levou a estudar aromaterapia. Ao estudar sobre a lavanda, descobri que ela é adaptogênica, o que me fascinou ainda mais. Isso significa que ela é capaz de atuar em nosso organismo da forma que mais precisamos no momento, seja ela física, mental ou energética. Incrível, né? Uma verdadeira panaceia. Não é à toa que é o óleo essencial mais usado no mundo.

Vamos então à nossa rainha Lavanda.

Nome comum: Lavanda ou alfazema
INCI Name: Lavandula angustifolia ou Lavandula officinalis
Forma de apresentação: Óleo essencial
Método de extração: destilação por arraste a vapor das folhas e flores
Origem: nativas das Ilhas Canárias, norte e oeste da África, sul da Europa e no Mediterrâneo, Arábia e Índia. A lavanda usada na Jaci vem da Espanha, Bulgária ou França. A lavanda cresce em solos pobres, arenosos, em regiões costeiras de clima ameno
Descrição sobre a planta: arbusto aromático, que atinge de 1-2m de altura, com folhas verdes e flores roxas.
Sustentabilidade na produção e cultivo: o cultivo da lavanda é considerado sustentável. Por ser uma erva aromática (e por ser um insecticida e fungicida), ela é dificilmente atacada por pragas. Por isso, normalmente não depende de fertilizantes ou pesticidas[1]. A lavanda também não é uma espécie considerada em risco de extinção, pois é abundante em muitas regiões do mundo.[2] O cultivo de lavanda é muito benéfico para o mundo, pois é uma planta que atrai insetos polinizadores como abelhas e borboletas, que são vitais para a natureza.

Lavanda, alfazema, lavandin, lavanda brasileira… São a mesma coisa? Qual a diferença entre eles?

O gênero das lavandas (Lavandula) possui aproximadamente 40 espécies. Dentre essas mais de 40 espécies, três se destacam pela importância comercial: a Lavandula angustifolia ou Lavandula officinalis (Lavanda francesa), a Lavandula hybrida (Lavandin) e a Lavandula latifolia.
Quando falamos no óleo essencial de lavanda clássico, o queridinho da aromaterapia, geralmente nos referimos à lavanda francesa, da espécie Lavandula angustifolia ou Lavandula officinalis (sim, essa espécie possui esses dois nomes distintos!). Já o Lavandin é uma planta híbrida, criada através da polinização cruzada de Lavandula angustifolia com Lavandula latifolia. Nós usamos o óleo de lavandin no Sabonete e Shampoo Lavandin e Castanha, pois a extração de seu óleo essencial possui rendimento muito maior que o da lavanda, e por isso seu uso é mais sustentável e seu preço, muito mais acessível. O lavandin possui aroma e propriedades muito semelhantes à lavanda: ele também possui propriedades calmantes e tranquilizantes.
Algumas empresas comercializam óleo essencial de lavanda brasileira, que vem da espécie Lavandula dentata. Por mais que a planta seja esteticamente muito parecida com a lavanda francesa ou o lavandin, suas propriedades são distintas. A Lavanda brasileira não tem efeito sedativo, e sim efeito estimulante, por ser rica em componentes como fenchona, cineol e cânfora.
Por conta do grande número de espécies do mesmo gênero, e por todas elas serem muito parecidas entre si, é muito comum que as pessoas identifiquem qualquer uma delas como lavanda ou alfazema (outro nome popular pra esse gênero), e tá tudo certo 🙂 Nas lojas de plantas aqui no Brasil, por exemplo, conseguimos comprar mudas de lavanda, mas que não são exatamente a espécie que nos referimos nesse texto. Geralmente a lavanda encontrada nessas lojas é a Lavandula dentata ou Lavandula latifolia. Mas esse texto se refere à lavanda clássica da aromaterapia!

Usos tradicionais, histórias, folclore

A associação da lavanda como uma plantinha poderosa vem desde os tempos de Cleopatra. A tumba de Tutankamon continha traços de lavanda que ainda exalava aroma, e diz-se que Cleópatra usada lavanda para seduzir Julio César e Marco Antônio.
No norte da Europa, a lavanda era uma das ervas consagradas a Hécate, deusa do além, capaz de afastar o mau olhado.
A história conta também que fabricantes de luvas do século 16 que perfumaram seus artigos com a erva não pegaram cólera. Alguns bandidos no século 17 que lavaram suas mãos com lavanda após assaltar túmulos não foram assolados pela praga.
Na Espanha e em Portugal, flores de lavanda eram tradicionalmente espalhadas nos chão das igrejas ou jogadas nas fogueiras para espantar espíritos malignos no dia de São João. Na Toscana, prender um raminho de lavanda na camiseta era uma forma tradicional de proteger contra o mau olhado. A Rainha Elizabeth I da Inglaterra sempre tinha vasos de lavanda na sua mesa.
Os Romanos deram o nome à planta após utilizá-los em rituais de banhos (“lava” vem de lavar). O herbalista inglês John Parkison escreveu que “a lavanda é especialmente boa para dores de cabeça”, e o Rei Charles VI da França sempre colocava lavanda dentro de seu travesseiro para que tivesse uma boa noite de sono.
Na medicina tradiciona da Ásia, a lavanda tem sido usada há muitos anos por suas propriedades refrescantes, tanto na mente quanto no coração, ajudando as pessoas a relaxarem e encontrarem um alívio nas tensões mentais e corporais. [3][4]
Na história mais recente, a lavanda ficou famosa por suas propriedades curativas quando René-Maurice Gattefossé, um químico francês da década de 30, queimou sua mão em um acidente no laboratório. Após a queimadura, ele mergulhou seu braço em uma tina contendo óleo de lavanda, crendo que era água. Para sua surpresa, a dor da queimadura rapidamente diminuiu e durante um curto espaço de tempo, com o contínuo emprego do óleo de lavanda, a queimadura cicatrizou completamente sem a presença de qualquer tipo de cicatriz. Como químico, Gattefosse analisou o óleo essencial de lavanda e descobriu que ele continha uma série de substâncias químicas de extraordinárias propriedades terapêuticas. Posteriormente, ele usou óleos essenciais para tratar soldados durante a guerra, e posteriormente passou a estudar os poderes curativos dos óleos essenciais.[5]

Quais são seus principais ativos?

O óleo essencial lavanda é composto por dezenas de substâncias que atuam em sinergia. Os principais são o linalool e o linalyl acetate, que possuem as seguintes propriedades:

Linalool (aprox. 36,20%): apresenta atuação terapeutica bactericida, fungicida, acaricida, ansiolítica (reduz a ansiedade), sedativa, anticonvulsionante e antidepressiva. [6]

Linalyl acetate (aprox. 39,98%): um éster de caráter anfotérico. Anfotérico é um termo usado em ciência para um composto que pode comportar-se tanto como um ácido ou como uma base. É usado na Medicina Herbal e Aromaterapia para indicar que uma substância pode agir aparentemente em modos contraditórios, isto é, melhora sintomas de um hipo ou hiper funcionamento, dependendo da condição do indivíduo, pois ela normaliza e harmoniza as funções. É o linalyl acetate que confere as propriedades adaptogênicas e equilibrantes à lavanda 💜 além disso, apresenta também atuação antiinflamatória. [7]

Abaixo está a cromatrogafia do óleo essencial de lavanda que usamos aqui na Jaci, com os seus principais componentes:

Cromatografia do óleo essencial de lavanda francesa que usamos aqui na Jaci. Note que os principais componentes são o linalool (36,20%) e linalyl acetate (39,98%)
Continuação da imagem anterior

Propriedades e benefícios da lavanda:

Palavras-chave: analgésico, antisséptico, antibiótico, bactericida, antiviral, cicatrizante, antitóxico, antirreumática, desodorante, diurético, parasiticida, vermífugo, descongestionante.

Pele: Estimula o processo de cura e promove o crescimento das células, acelerando a formação de pele nova e saudável. Por isso, pode ajudar nos casos de acne, furúnculos, herpes labial, dermatite, eczema, erupções, infecções cutâneas e queimaduras de sol.
Cabelo: deixa-o mais sedoso e mais fácil de pentear, além de levar consigo todas as suas propriedades terapêuticas (antifúngica, cicatrizante, etc.). Combate piolhos.
Saúde da mulher: útil para controlar a TPM aliviando seus sintomas. Sua ação analgésica auxilia no alívio de dores das cólicas. No trabalho de parto, relaxa a parturiente. Na menopausa, controla as emoções, dando mais paciência para a mulher enfrentar a nova etapa da vida.
Sistema nervoso: possui ação reconfortante, promove o equilíbrio e é calmante. Pode ser benéfico para emoções fortes, como a frustração, a irritabilidade, a ansiedade, o pânico e a insônia. Auxilia no alívio de dores de cabeça, insônia, variação de humor e tensão nervosa.
Sistema respiratório: atua como antiespasmódico, relaxando a respiração. Pode auxiliar em casos de asma, congestão dos brônquios, resfriados, gripes e dores de garganta.
Sistema circulatório, músculos e articulações: por possuir propriedades anti-inflamatórias, pode ser usado para aliviar dores musculares e reumatismo. Graças à ação analgésica, é usado nas dores de tensão, de excesso de esforço físico, pancadas, torcicolos, espasmos musculares, tendinites, dores nos pés e nas costas.

Produtos Jaci com lavanda:
Óleo Essencial de Lavanda
Desodorante Nuvem Herbal
Sérum Nutritivo Elixir da Lua
Spray Antisséptico Calmaria
Spray Antisséptico Deusa
Spray Antisséptico Cuca Fresca
Sais Aromáticos Deusa
Sais Aromáticos Calmaria
Kit Aromaterapia com Você | Lavanda
Colar Difusor Pessoal de Cerâmica Lavanda

Pesquisa científicas: Segue abaixo algumas pesquisas científicas interessantes que estudaram e comprovaram os efeitos curativos da lavanda:

Lavender as a skin depigmetant (Lavanda como um despigmentador da pele) – https://www.researchgate.net/profile/Camelia-Tulcan/publication/322690856_Chemical_Composition_and_the_Potential_of_Lavandula_angustifolia_L_Oil_as_a_Skin_Depigmentant/links/5ab1c85fa6fdcc1bc0bff1c1/Chemical-Composition-and-the-Potential-of-Lavandula-angustifolia-L-Oil-as-a-Skin-Depigmentant.pdf

Comparing the effects of massage and aromatherapy massage with lavender oil on sleep quality of cardiac patients: A randomized controlled trial (Comparando os efeitos da massagem aromaterapeutica com óleo essencial de lavanda na qualidade do sono em pacientes cardíacos: um estudo clínico randomizado) https://www.kums.ac.ir/kums_content/media/image/2020/08/143765_orig.pdf

The Use of Lavender Aromatherapy to Relieve Stress in Trailered Horses (O uso de aromaterapia com lavanda para alívio de estresse em cavalos de corrida) https://www.researchgate.net/profile/Kylie-Heitman/publication/322261635_The_Use_of_Lavender_Aromatherapy_to_Relieve_Stress_in_Trailered_Horses/links/5ee7bbb5a6fdcc73be7bff2c/The-Use-of-Lavender-Aromatherapy-to-Relieve-Stress-in-Trailered-Horses.pdf

The Immediate Effects of Lavender Aromatherapy Massage versus Massage in Work Stress, Burnout, and HRV Parameters: A Randomized Controlled Trial (Os efeitos imediatos da massagem aromaterapeutica com lavanda no stress causado pelo trabalho, Burnout e parâmetros de VFC: um estudo clínico randomizado) https://www.hindawi.com/journals/ecam/2020/8830083/

The effects of lavender essential oil aromatherapy on anxiety and depression in haemodialysis patients (Efeito do óleo essencial de lavanda na ansiedade e depressão de pacientes de hemodiálise) http://pbr.mazums.ac.ir/files/site1/user_files_88c428/atinik1357-A-10-95-1-414355d.pdf

Referências

[1] Lavender Production, Products, Markets, and Entertainment Farms – https://www.wnc.edu/files/departments/ce/sci/attralavender.pdf

[2] IUCN Red List – https://www.iucnredlist.org/species/203244/2762550

[3] A Love Letter to Lavender – https://www.healthline.com/health/lavender-history-plant-care-types#history-and-folklore

[4] Lavender Essential Oil: A Review – https://citeseerx.ist.psu.edu/viewdoc/download?doi=10.1.1.544.4881&rep=rep1&type=pdf

[5] Curso De Aromaterapia – Introdutório – Módulo A – Aromaflora.

[6] Wolffenbüttel, Adriana Nunes. Base da Química dos Óleos Essenciais e Aromaterapia

[7] Curso De Aromaterapia – Módulo Química – Aromaflora

Avatar of Daniella Kakazu
Engenheira Química pela UFSCar, com pós graduação em Sustentabilidade pela Universidade da California em Los Angeles. Logo depois que terminou sua pós, começou a empreender na Jaci. Fez cursos de saboaria natural no Santo Sabão, se formou como aromaterapeuta pela Aromaflora e é certificada em Advanced Organic Skincare Science pela Formula Botanica.
Post criado 48

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo