Como aliviar o estresse: Dicas práticas e eficientes

O estresse na era atual

Ah, a vida moderna. Um turbilhão de tarefas e compromissos que às vezes nos fazem sentir como se estivéssemos sempre correndo atrás do tempo. O estresse se tornou uma companhia constante nessa jornada, se infiltrando nas nossas vidas e afetando não apenas nossa mente, mas também nosso corpo.

O estresse, muitas vezes, é inevitável. É uma reação natural a situações desafiadoras que ultrapassam nossos limites. A correria diária, as pressões no trabalho, as preocupações financeiras e até mesmo os desafios pessoais são algumas das fontes desse estado de tensão constante.

Os malefícios do estresse

Os impactos do estresse podem ser profundos, afetando não apenas nosso bem-estar mental, mas também nossa saúde física. O estresse crônico pode prejudicar nosso sistema imunológico, perturbar nosso sono e até mesmo contribuir para doenças cardíacas e distúrbios mentais, como ansiedade e depressão.

Nesse mundo agitado, é fundamental entender o estresse, reconhecer seus efeitos e, o mais importante, descobrir maneiras de mitigar seus impactos negativos.

Cada um pode ter um jeitinho especial de lidar com o estresse, mas essas dicas são básicas e perfeitas para te ajudar a começar a encontrar a paz. E o melhor de tudo, essas estratégias não custam nada! Vamos mergulhar em técnicas que incluem respiração profunda, mindfulness, exercícios, momentos para si mesmo e aromaterapia – tudo para ajudá-lo a encontrar a calma interior.

1. Respiração profunda

A técnica de respiração profunda é uma aliada poderosa para acalmar a mente e relaxar o corpo. Dedique alguns minutos todos os dias para praticar essa respiração: inspire lentamente pelo nariz contando até quatro, segure por quatro segundos e expire suavemente contando até quatro novamente. Essa prática simples pode ser realizada em qualquer lugar e a qualquer momento, proporcionando um refúgio imediato do tumulto cotidiano. Ela serve como âncora e te coloca em conexão com o seu corpo de novo.

2. Mindfulness e meditação

A prática do mindfulness, ou atenção plena, é uma maneira eficaz de reduzir o estresse. Ela é simples, mas precisa de prática e treino, como tudo que estamos aprendendo. Reserve um tempo diário para desconectar-se do mundo digital, sentar-se confortavelmente e focar sua atenção no presente. A meditação guiada também pode ser uma excelente ferramenta para acalmar a mente e promover a serenidade. Existem vários canais ou vídeos no Youtube com ótimas meditações guiadas para diversas necessidades. Quaisquer que sejam elas, a atenção no presente vai reduzir o seu estresse e te acalmar.

3. Atividade física

O exercício regular é uma maneira comprovada de combater o estresse. Seja uma caminhada relaxante, uma corrida revigorante ou uma aula de ioga, a atividade física libera endorfinas, promovendo uma sensação de bem-estar. Encontre uma atividade que você ame e faça dela parte fundamental da sua rotina para colher benefícios a longo prazo. O nosso corpo precisa se movimentar e você verá os benefícios para além do estresse que essa prática pode te trazer.

Fazer exercícios também costuma tirar a sua cabeça dos problemas e te trazer por agora, o que tranquiliza uma mente ansiosa.

4. Tempo para si

Entre compromissos e obrigações, é essencial reservar tempo para cuidar de si mesmo. Identifique atividades que o relaxem e tragam alegria, seja ler um livro, ouvir música, tomar um banho tranquilo ou simplesmente dar um passeio na natureza. Priorizar esses momentos é fundamental para sua saúde mental. A cobrança da produtividade é constante, mas o seu lazer e bem-estar mental deve estar no topo da sua lista. Só assim você conseguirá fazer as suas atividades com uma mente fresca e mais criativa.

5. Aromaterapia

A aromaterapia pode ser um complemento valioso para suas práticas de relaxamento. São diversos os óleos que você pode usar para conseguir manejar melhor o estresse, como a lavanda, o breu branco e a laranja doce. Experimente adicionar algumas gotas desses óleos em um difusor enquanto pratica a respiração profunda ou massageie suavemente as têmporas e pulsos para uma experiência ainda mais relaxante.

Aqui na Jaci você encontra óleos essenciais puros e também sinergias, combinações de óleos, perfeitas para diversas situações.

O óleo de lavanda é muito conhecido por suas propriedades calmantes, mas o óleo de laranja também é um ótimo parceiro na hora de diminuir o estresse e a ansiedade.

Misturar os óleos pode potencializar o efeito das plantinhas e por isso criamos algumas sinergias ótimas. Tanto o aroma Calmaria, com lavanda, breu branco e cumaru, como o Proteção, com alecrim, capim-limão e jurema, podem ajudar a esquilíbrar suas energias e trazer o seu foco para o momento dissipando o estresse e a ansiedade.

6. Buscar ajuda profissional

Às vezes o estresse pode estar muito acima do aceitável no dia-a-dia e isso pode desencadear em várias questões mais graves, como depressão e burnout. Lembre-se de que pedir ajuda não é sinal de fraqueza, mas de coragem. Profissionais de saúde mental, como psicólogos e terapeutas, podem oferecer orientação e ferramentas específicas para lidar com o estresse. Compartilhar suas preocupações com alguém especializado faz toda a diferença. E não, terapia não é coisa de gente doida. É coisa de gente que quer se conhecer melhor e lidar melhor consigo mesmo.

Em meio à agitação do mundo moderno, encontrar a calma é mais do que um luxo, é uma necessidade. Experimente incorporar essas estratégias simples em sua rotina diária e observe como pequenos momentos de tranquilidade podem ter um impacto significativo em seu bem-estar geral. Lembre-se de que cuidar de si mesmo é um investimento valioso para enfrentar os desafios da vida com mais serenidade e equilíbrio.

Estar em paz consigo é um ato de amor próprio. 💚🌿

Avatar of Luiza Monteiro
Engenheira Química pela UFSCar. Trabalhou na área de logística na Ambev, qualidade da Casale Equipamentos e atuou como consultora da EY. Iniciou estudos de Cosmetologia e Fitoterapia no Instituto Holistico Maya, em Playa del Carmen e é formada em Fitoterapia pela Humaniversidade. Fex o Curso de Formulação Orgânica e Natural para Cabelos pela Formula Botanica (UK) e hoje cursa Formulação Orgânica e Natural para Peles na mesma escola.
Post criado 36

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo