Memória olfativa – Por que cheiros despertam memórias?

Os cheiros nos transportam para lugares e tempos distantes. E o mais interessante, é que além de nos levar para longe, eles também são capazes de nos despertar sensações e sentimentos. Você sabe por que os cheiros despertam memórias?

O fenômeno responsável por esse acontecimento é chamado de memória olfativa. Ao reconhecer um cheiro, o nosso cérebro desencadeia reações neurológicas que conectam o aroma a acontecimentos vividos. A parte do nosso cérebro responsável pelas nossas emoções e memórias é chamado de sistema límbico. Ainda não há muitas pesquisas que expliquem o porquê dos cheiros serem tão ligados à emoções, mas há quem diga que é por conta da própria anatomia do cérebro, por conta da proximidade entre a região de processamento dos cheiros e a que lida com emoções e memórias.

O olfato é o único sentido que não é reprocessado pelo tálamo e, por isso, tem acesso direto às regiões do cérebro normalmente consideradas ativas durante o processamento emocional (a amígdala), a formação da memória de longo prazo (o hipocampo) e o raciocínio e avaliação cognitivos de ordem superior (orbitofrontal córtex) [Lorenzo Stafford]. Essas áreas fazem a relação entre o aroma que sentimos e a ação que está acontecendo e guarda a informação como memória.

Sabendo que as memórias e os cheiros estão conectados, podemos estimular sensações para determinados momentos, criando lembranças felizes de família com o aroma de laranja, por exemplo, ou momentos de calma, tranquilidade e relaxamento ao ir dormir com lavanda. Essas memórias não precisar estar necessariamente relacionadas à propriedade da planta escolhida para reger a sensação, apesar de poderem estimular e fortalecer a sensação. Muitas marcas, sabendo disso, escolhem aromas especiais para resgatar memórias e criar vínculos com seus consumidores.

Por que não explorar esse conhecimento, então e criar memórias olfativas/afetivas com intenção? Assim você poderá revisitar lugares, emoções e sensações com o simples ato de cheirar algo.

Aqui nesse link, você encontra nossos óleos essenciais e aromas que podem fazer parte da sua jornada de memórias cheirosas com você!

Crie seus aromas para criar memórias afetivas
Aromas naturais para despertar emoções – Óleos essenciais Jaci Natural
Avatar of Luiza Monteiro
Engenheira Química pela UFSCar. Trabalhou na área de logística na Ambev, qualidade da Casale Equipamentos e atuou como consultora da EY. Iniciou estudos de Cosmetologia e Fitoterapia no Instituto Holistico Maya, em Playa del Carmen e é formada em Fitoterapia pela Humaniversidade. Fex o Curso de Formulação Orgânica e Natural para Cabelos pela Formula Botanica (UK) e hoje cursa Formulação Orgânica e Natural para Peles na mesma escola.
Post criado 19

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo