Sabe aqueles dias em que chegamos em casa cansados após um dia cheio e estressante? Ou até mesmo aqueles dias tão gelados e que sentimos muito frio nos pés? Para esses momentos, um escalda pés natural é uma boa pedida para aliviar os pés cansados, esquentar o corpo e aliviar tensões. Os benefícios podem ainda ser potencializados com o uso de óleos essenciais.
O momento ideal para fazer um escalda-pés é após o banho, com os pés limpos. Quer saber como fazer? É muito fácil, confira abaixo:
Pingue 5 gotas de óleo essencial de sua escolha em 1 copo americano de sal grosso. Misture e coloque em um recipiente com água – o suficiente para cobrir os pés. A água deve estar entre 38 e 46ºC, temperatura que permite dilatar os vasos sanguíneos e melhorar a circulação por toda a planta dos pés. Se quiser, acrescente ervas como ramos de alecrim para potencializar a limpeza energética.
O sal grosso é excelente para os pés, pois ajuda a drenar o excesso de líquidos, o que diminui o inchaço nos pés e propiciam uma sensação de leveza e bem-estar. Além disso, tem o poder de neutralizar a eletricidade do corpo. Para quem mora longe da praia é um ótimo jeito de relaxar e renovar as energias.
Você pode usar o óleo essencial que tiver em casa. Caso não saiba qual usar, confira os óleos que sugerimos para vocês e suas propriedades:
Cansaço e esgotamento mental: hortelã-pimenta, alecrim, limão, eucalipto glóbulus.
Stress e ansiedade: lavanda, bergamota, gerânio, capim limão, ylang ylang, laranja, tangerina, camomila.
Frio excessivo: canela, cravo, gengibre. Cuidado! Esses óleos são muito fortes. Utilize apenas uma ou duas gotas de cada.
Dores articulares e musculares: capim limão, copaíba, alecrim, eucalipto glóbulus, hortelã.
Limpeza energética e detox: junípero, cipreste, gerânio, limão, canela, cravo.
Pé de atleta e frieira: melaleuca, lavanda, limão.
Essas são só algumas sugestões de óleos, mas você pode usar qualquer um que tiver em casa! Cada planta tem o seu benefício.
Caso não tenha sal grosso em casa, você pode usar o sal normal de cozinha ou bicarbonato de sódio.
Se não tiver nenhum óleo essencial em casa, experimente fazer o escalda pés com ervas, como hortelã, lavanda, alecrim, ou especiarias como canela em pau, cravo… Será também muito benéfico!
E aí, gostaram da receita? Muito simples, né? Se fizerem, contem para nós o resultado!
muito bom seus post … parabens vou acompanhar seu blog sempre ja esta nos favoritos
Que bom que você gostou 😉
Ótimo conteúdo, parabéns!! Gostaria de saber se é benéfico para os pés a adição de ácido cítrico. E se posso colocar no mesmo escalda pé sal grosso, bicarbonato de sódio e o ácido cítrico. Obrigada ^^
Oi Milena, desculpe pela demora em responder. Pode adicionar o ácido cítrico sim, ele ajuda na renovação da pele dos pés.
E quanto ao escalda pés, pode fazer assim sim! Quando vc colocar na água, ele irá borbulhar, igual aquelas bombas de banho, sabe? Pode ser uma experiência legal! Confesso que nunca fiz assim, mas tem gente que faz!
Gostaria de saber se posso usar o ácido cítrico anidro no escalda pés
Olá Elmer, pode sim sem problemas!!!