Argila para tratar a pele contra a acne e o envelhecimento - Parte I

Argila para tratar a pele contra a acne e o envelhecimento – Parte I

Quantas de nós não sofremos com a acne, ou com qualquer problema de pele, mesmo tantos anos depois da adolescência?

Sempre tive a pele muito oleosa e acneica, e tenho até hoje. Já testei quase todos os produtos antiacne do mercado, e nada nunca funcionou comigo… Já até aconteceu de alguns produtos piorarem minha acne ao invés de melhorá-la.

Até que um dia, quando eu estava nos EUA, procurando por receitas caseiras no Pinterest, encontrei uma receita de máscara de argila. Encontrei por acaso… Aqui no Brasil nós não temos tanto o costume de fazer essas máscaras puras de argila, mas lá é bem comum. Comprei uma argila bentonita, misturei com vinagre de maçã, passei no rosto e adorei o resultado! Em uma aplicação, vi mais eficiência do que anos e anos passando creme e produtos anti acne. E é um tratamento muito em conta também. Em cada máscara, uso 1 ou 2 colheres de argila, sendo que o pote de quase 1kg de argila me custou 16 dólares.

Parece até mentira quando eu falo, mas a argila funciona mundo bem pois é uma riqueza da nossa Terra. É uma substância natural e terrosa, constituída basicamente pela combinação da sílica e da alumina, além de outros inúmeros minerais como o ferro e silício. Existem vários tipos de argila, que variam com a cor e com a concentração dos diferentes minerais, conferindo a cada uma delas propriedades únicas. Graças a sua riqueza em nutrientes, é muito utilizada para fins cosméticos e medicinais. Mas todas elas tem, em geral, têm as mesmas propriedades, em graus maiores ou menores.

  • Imagem: Remédio Caseiro

    Algumas das propriedades das argilas:

  • Combate a acne;
  • Favorece a regeneração celular;
  • Estimula a microcirculação cutânea;
  • Possui um efeito calmante da pele;
  • Absorve toxinas e impurezas;
  • É antisséptica e antiinflamatória;
  • Tem propriedades cicatrizantes.

A argila é formada depois de milhões de anos de decomposição das rochas.

Por isso é infinitamente mais rica em minerais benéficos à pele do que os cremes cheios de petroquímicos que pagamos o olho da cara e que só mascaram nossos problemas de pele. As máscaras de argila são um tratamento eficaz, potente, natural e barato. Nós sempre fazemos, principalmente naquela época do mês na qual a acne é crítica… Nesses dias dá até para fazer uma vez por dia, e tem sido a minha salvação… E se você quiser um tratamento com outro objetivo, como antienvelhecimento, ou se você tem a pele sensível ou seca, dá pra aderir à argila também e desfrutar de todos os seus benefícios. É só escolher a cor adequada a sua pele e ser feliz 😉

AS DIFERENTES CORES DE ARGILA E SUAS APLICAÇÕES

Branca: Clarear, absorver oleosidade sem desidratar, suavizar, cicatrizar e catalisar reações metabólicas do organismo. Adequada à peles sensíveis.

Amarela: Favorece a formação de colágeno na pele, evitando o envelhecimento precoce, danos celulares, e desidratação. Auxilia na cicatrização.

Vermelha: Ideal para tratamentos antienvelhecimento, pois contribui para intensificar a renovação celular, aumentar a elasticidade e a microcirculação. Neutraliza os efeitos dos radicais livres e toxinas.

Rosa: Mistura da argila branca e vermelha, aliando os benefícios de ambas, sendo adequada para peles sensíveis.

Verde: Indicada para peles normais a oleosas por ter alto poder desintoxicante e de absorver a gordura. Altamente antibactericida, antiséptica e cicatrizante, alivia dores articulares e musculares.

Roxa: Age na hidratação e na síntese das fibras de colágeno, melhora o tônus muscular, a textura e a firmeza, além de revitalizar a pele cansada. Por isso, é usada em peles envelhecidas, desvitalizadas, sensíveis, desidratadas, cansadas e sem viço.

Marrom: Eficiente no tratamento no combate da acne e tem efeito rejuvenescedor do tecido. A argila marrom estimula a circulação e renova a pele, além de remover a oleosidade excessiva.

Preta: Tem grande poder rejuvenescedor. Melhora a circulação sanguínea periférica e linfática. Altamente absorvente e desintoxicante, sendo indicada para peles normais a oleosas.

Você pode encontrar argilas em lojas de produtos naturais. Para comprar pela internet, gosto muito da Engetec, que tem até algumas opções orgânicas. Em São Paulo, tem na zona cerealista, no Armazém Santa Filomena.

Agora que você já conhece as diferentes argilas e suas propriedades, e qual a melhor para seu tipo de pele, ensinaremos na próxima quinta feira como preparar e aplicar uma máscara de argila na sua pele, além de maneiras de incrementar e potencializar o efeito da máscara. Aguardem!

Avatar of Daniella Kakazu
Engenheira Química pela UFSCar, com pós graduação em Sustentabilidade pela Universidade da California em Los Angeles. Logo depois que terminou sua pós, começou a empreender na Jaci. Fez cursos de saboaria natural no Santo Sabão, se formou como aromaterapeuta pela Aromaflora e é certificada em Advanced Organic Skincare Science pela Formula Botanica.
Post criado 48

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo