Saiba a diferença entre óleos minerais e vegetais

Óleos vegetais e minerais

Você passa horas se adaptando aos rituais de skincare que vão trazer saúde para sua pele, mas, não investiga os ingredientes por trás da sua rotina? Entenda a diferença entre óleos vegetais e minerais tá na hora de mudar isso e use isso no seu dia a dia.

No dicionário, óleos são substâncias gordurosas, líquidas em temperatura normal, insolúvel em água e que podem ter diversas origens, como vegetal, animal e mineral. Muito presentes na nossa vida cotidiana, os óleos possuem características bem distintas e diferentes finalidades, podendo ser usados como alimentos, cosméticos, matérias-primas para diversas indústrias, geração de energia, entre outros. Os óleos minerais são largamente usados nas indústrias, como lubrificante, base oleosa para produtos cosméticos, alimentícios e até mesmo como laxante.

O que são óleos minerais?

Antes de chegarmos a uma conclusão entenda a diferença entre óleos vegetais e minerais e o que é importante sabermos, inicialmente, o que são os óleos minerais. Eles são compostos derivados de petróleo, com alta estabilidade, altamente poluentes e sem valor nutricional. Eles não são realmente oleosos, e para a biologia, não seriam classificados como óleos, pois não são compostos por ácidos graxos, mas para além dessa área, todos os derivados do petróleo que sejam líquidos em temperatura normal são considerados óleos.

A verdadeira ação dos óleos minerais na sua pele

Ao serem aplicados sobre a pele, criam uma fina camada, podendo protegê-la da perda de água para o ambiente, impedindo a ação do vento, calor e frio, mas por não terem nutrientes em sua composição, não favorecem a saúde da pele, impedem a sua troca natural com o meio ambiente e podem entupir os seus poros.

Essa característica os fazem serem indicados para queimaduras, pois impedem o ressecamento da ferida. Por serem obtidos através da destilação do petróleo cru, eles contém diversos compostos tóxicos, que podem gerar problemas à saúde humana (além da de outras espécies, também).  Por isso o melhor seria evitar o seu uso e substituí-lo por óleos vegetais.

E o que seriam os óleos vegetais afinal?

Obtidos a partir de plantas diversas, os OVs são ácidos graxos, ricos em vitaminas e minerais, biodegradáveis e biocompatíveis. Podem ser obtidos de diversas maneiras, mas a melhor é através da prensagem a frio, pois a temperatura do óleo permanece baixa impedindo a quebra das suas moléculas e mantendo seus benefícios, que são inúmeros, como:

  • Auxílio na síntese de colágeno;
  • Cicatrização;
  • Desinflamação;
  • Clareamento de manchas.

Diferentemente dos óleos minerais, os vegetais são absorvidos pela pele, nutrindo suas células e tratando suas questões profundamente. A ampla gama de ingredientes de onde podemos obter óleos vegetais, faz com que as suas características sejam muito diversas, assim como suas aplicações.

O óleo de pracaxi, por exemplo, é rico em ácido behênico, o que lhe garante grande propriedade hidratante e umectante, sendo ótimo para cicatrização e regeneração da pele. Enquanto o óleo de girassol é rico em vitamina e ácido linoleico, um óleo leve que é rapidamente absorvido pela pele, lhe dando uma característica antiinflamatória e protegendo-a contra bactérias.

Os óleos minerais não são sua melhor escolha

Portanto, apesar dos óleos minerais  serem baratos, super estáveis, inodoros e incolores em sua maioria, eles são de origem não-renovável, tóxicos e altamente poluentes, e por isso é importante que nós os tiremos de nossa rotina de cuidado pessoal. Além disso, seus benefícios são superficiais e acabam trazendo mais problemas que soluções, se pensarmos a longo prazo (e às vezes até a curto). Já os óleos vegetais apresentam melhor desempenho na nutrição da pele, por serem ricos em vitaminas e minerais, são de origem renovável e possuem diversas propriedades dependendo da planta de origem e forma de obtenção.

Aqui na Jaci Natural utilizamos em nossos produtos diversos óleos vegetais, pois confiamos no poder das plantas e nos inúmeros benefícios que esses ingredientes trazem para a nossa saúde.

Conheça um pouco mais dos óleos que fazem parte do nosso Sérum nutritivo Elixir da Lua, lembrando que ele pode ser usado no seu skincare, corpo e cabelos e aproveite os seus benefícios:

  • Jojoba: é o óleo mais parecido com o sebo da nossa pele em termos de composição. Regula a oleosidade, limpa profundamente e nutre pele e cabelos.
  • Rosa-mosqueta: Rico em vitamina A, possui um amplo efeito regenerador de pele, reforça a síntese de colágeno e elastina, dando firmeza a pele, é muito usado na prevenção de melasmas, nutre profundamente os cabelos, dando um aspecto brilhante e cheio de vida.
  • Pracaxi: Rico em ácido behênico, o que faz com que seja muito hidratante, tem propriedades restauradoras, é ótimo para tratar cicatrizes e hiperpigmentação, nos cabelos deixa os fios nutridos, sem frizz e sem caspa.
  • Maracujá: Anti-inflamatório, calmante e antioxidante, trata problemas de pele e cabelos, regulando a oleosidade e eliminando caspas.

Você também pode saber mais sobre óleos essenciais .

Sabemos que é impossível cuidarmos bem do nosso corpo, se enquanto o fazemos poluímos nosso planeta ou ferimos outros seres vivos que dividem essa casa conosco.

Avatar of Luiza Monteiro
Engenheira Química pela UFSCar. Trabalhou na área de logística na Ambev, qualidade da Casale Equipamentos e atuou como consultora da EY. Iniciou estudos de Cosmetologia e Fitoterapia no Instituto Holistico Maya, em Playa del Carmen e é formada em Fitoterapia pela Humaniversidade. Fex o Curso de Formulação Orgânica e Natural para Cabelos pela Formula Botanica (UK) e hoje cursa Formulação Orgânica e Natural para Peles na mesma escola.
Post criado 36

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo