Indicação de filme: Ser Tão Velho Cerrado

Hoje, dia 17 de junho, é dia mundial do combate à seca e à desertificação, e com isso, queremos fazer uma indicação especial para vocês.

Estive na Chapada dos Veadeiros em setembro de 2021, e o cenário era mais ou menos esse da foto. Uma queimada das grandes tinha acabado de acontecer, e era possível ver a floresta toda devastada em vários pontos turísticos que visitei. Quase 300 km2 foram atingidos pelo fogo. Para se ter uma ideia da extensão, conseguimos ver a área atingida que ia do Vale da Lua (na foto ao lado) até o complexo das Cataratas dos Couros.

Ao conversar com a nossa guia local para tentar entender a origem do fogo, ela disse que não tinha como esse fogo ser natural nessa época do ano, e que com certeza foi um incêndio criminoso. E isso é de fato o que apontam as investigações da época.

Quem já foi à Chapada, sabe o quanto esse lugar é exuberante. É difícil até de acreditar que alguém tenha coragem de colocar fogo nela. Quando assisti ao documentário “Ser Tão Velho Cerrado”, passei a entender um pouco dos interesses políticos e econômicos que ameaçam esse bioma. Esse filme, que está disponível aqui no YouTube, é uma obra que mostra a as riquezas do Cerrado e a sua importância para o Brasil, ao mesmo tempo em que é um grito de alerta contra a sua destruição generalizada, que só cresce a cada dia. Um filme lindo, que mostra a visão de especialistas sobre a importância deste bioma, além de mostrar também a luta dos povos locais para preserva-lo.

A foto acima é de 2021, mas infelizmente os dados de 2023 não são nada animadores. De acordo com a Agência Pública, enquanto há uma queda no desmatamento da Amazônia, o desmatamento no Cerrado segue em franca aceleração. A perda de vegetação entre 1º de janeiro e 31 de maio, de acordo com o sistema Deter, do Inpe, foi 35% superior à registrada no mesmo período no ano passado, atingindo o maior valor para esses cinco meses desde o início do registro histórico, em 2018. Infelizmente, a luta contra o desmatamento é muito focada na região amazônica. Não que não seja importante, mas precisamos mostrar para o mundo que o Cerrado também importa!

E por que o Cerrado é tão importante? Ele é o coração do Brasil, não somente por estar localizado na região central do país, mas principalmente por ser o local de onde brotam veios d’água que alimentam boa parte das bacias hidrográficas brasileiras. Com a geografia marcada por planaltos, o bioma abriga diversas nascentes e importantes áreas de recarga hídrica, desempenhando um papel fundamental para as principais bacias hidrográficas brasileiras e sul-americanas. Por esse motivo, é denominado como “berço das águas” ou a “caixa d’água do Brasil”. Das doze principais regiões hidrográficas do país, oito têm nascentes na região: a bacia Amazônica (rios Xingu, Madeira e Trombetas); a do Rio Tocantins-Araguaia (rios Araguaia e Tocantins); a Atlântico Nordeste Oriental (Rio Itapecuru); na Bacia do Parnaíba (rios Parnaíba, Poti e Longá); na do São Francisco (rios São Francisco, Pará, Paraopeba, das Velhas, Jequitaí, Paracatu, Urucuia, Carinhanha, Corrente e Grande); na do Atlântico Leste (rios Pardo e Jequitinhonha); na Bacia do Paraná (rios Paranaíba, Grande, Sucuriú, Verde e Pardo); na do Paraguai (rios Cuiabá, São Lourenço, Taquari e Aquidauana).

Por isso, falar sobre o Cerrado e sua preservação se torna tão importante em um dia mundial do combate à seca e à desertificação. Assista ao filme e compartilhe essa informação. Vamos fazer essa mensagem chegar ao maior número de pessoas possível e lutar pela preservação do nosso Cerrado 💚🌿

Avatar of Daniella Kakazu
Engenheira Química pela UFSCar, com pós graduação em Sustentabilidade pela Universidade da California em Los Angeles. Logo depois que terminou sua pós, começou a empreender na Jaci. Fez cursos de saboaria natural no Santo Sabão, se formou como aromaterapeuta pela Aromaflora e é certificada em Advanced Organic Skincare Science pela Formula Botanica.
Post criado 48

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo