1 ano de Shark Tank: o que mudou?

Passou-se exatamente um ano desde que nossas vidas mudaram, pois participamos da gravação do programa Shark Tank Brasil. Foi justamente no dia 06 de junho de 2022 que entramos no tanque, gravamos o nosso episódio e saímos de lá bem-sucedidas: recebemos duas propostas de investimento! 🤩 Para quem ainda não assistiu, segue o nosso pitch aqui neste link!

Uma das perguntas que mais recebemos por aqui é: como foi participar do programa? O que mudou pra vocês desde então?

Bom, primeiro de tudo, quero contar que conseguir um investimento não é algo tão simples quanto é mostrado na televisão. Nós passamos meses nos preparando para o programa, e além disso, a gravação durou mais de uma hora, sendo que no episódio são mostrados apenas 10 minutinhos.

Segundo, depois que o negócio é fechado, não é garantia de que você realmente receberá o investimento. Tudo isso depende de inúmeros fatores, como assessoria jurídica, realização de auditoria legal (due diligence), verificações em relação a todas as informações que foram dadas no dia da gravação, pesquisas e levantamento de informações e documentos, e também, é claro, depende da integridade das partes – investidor e empreendedor. Só depois de tudo isso, de muito trabalho e planejamento estratégico, é que as duas partes fecham negócio, e isso só se conseguirem entrar em um acordo que faça sentido para ambas as partes. Sociedade é um casamento, né? Então não é algo tão simples e que é decidido tão rapidinho hehehe

Bom, dito isso, vou contar tudo o que rolou por aqui neste último ano!

Primeiro de tudo: como sabem, aceitamos a proposta da Carol Paiffer no programa!

A Carol é realmente uma pessoa muito participativa em nossas vidas. Ela montou uma estrutura muito legal de aceleração para todas as empresas que receberam um “sim” dela. É um ambiente muito rico, onde conseguimos trocar muitas experiências com outros empreendedores, além de ter mentorias semanais com especialistas de vários ramos. Com certeza aprendemos e evoluímos muito neste último ano. Além disso, temos também as reuniões com a própria Carol e sua equipe, onde ela acompanha o nosso planejamento estratégico e nos dá insights valiosos. Nessas conversas também que evolui a nossa negociação.

Nós com outros empreendedores do grupo da aceleradora da Carol Paiffer, na festa de estreia da 7a. temporada

Nós ainda não fechamos negócio efetivamente, mas foi até bom isso não ter acontecido ainda, pois não estávamos prontas para isso. A real é que todo esse processo de participar do Shark Tank nos engatilhou uma verdadeira crise existencial!

Tudo começou quando estávamos construindo o nosso pitch, até antes da data da gravação. Para quem não sabe, o pitch é uma ferramenta de apresentação curta e direta, que pode ter duração de até 20 minutos (a maior parte tem de 1 a 3 minutos). No Shark, é a nossa apresentação inicial que tem o objetivo de despertar o interesse dos investidores para o nosso negócio, falando principalmente nossas informações essenciais, impactantes e claro, o nosso diferencial.

Foi aí que entramos em crise. Quando começamos a Jaci, lá no início de 2016, havia poucas marcas que realmente se preocupavam com a sustentabilidade e o veganismo, então o nosso diferencial era realmente ter essas preocupações no coração da nossa empresa, com fórmulas limpas e embalagens sustentáveis. Porém, em 2022, o cenário mudou MUITO. Há muuuitas novas marcas no mercado com o mesmo discurso e diferencial, fora que as grandes empresas também estão investindo em linhas mais naturais e veganas. De repente, no momento em que precisávamos apresentar o nosso diferencial, ele não parecia mais ser algo tão forte e apelativo assim. Ficamos muitíssimos inseguras que pudessem nos fazer essa pergunta, o que de fato realmente aconteceu, nos deixando ainda mais aflitas.

Ok, passou a gravação e tudo deu certo aparentemente apesar de nossas inseguranças, pois recebemos duas propostas. Porém, esse incômodo continuou. Até que, um dia, em uma conversa com a própria Carol, ela fez uma certa provocação: “eu não acho que vocês tem que vender apenas pro público natural e vegano, pois todos querem cosméticos naturais e veganos! Vocês têm que vender para todos os públicos!”

Essa frase reberverou muito aqui dentro. Foi aí que veio o nosso primeiro insight: precisamos redesenhar a nossa marca, onde a eficiência e a qualidade dos nossos produtos sejam o centro da conversa, e não os apelos de natural e vegano. Isso não significa que não continuaremos com os mesmos valores. Muito pelo contrário, esse continuará sendo um dos nossos diferenciais, mas entendemos que precisávamos mudar a nossa identidade e comunicação para atingir um público muito maior, e assim, conseguir fazer uma diferença ainda maior nesse mundo! Nós queremos crescer para mudar esse mundo levando os benefícios dos cosméticos naturais, sustentáveis e eficientes para muito mais pessoas, mas para isso entendemos que precisávamos dar um passo para trás e mudar a identidade da nossa marca.

Bom, vocês já devem ter percebido que estamos mudando muitas coisas por aqui, e esse foi só o comecinho. Tem muito mais coisa ainda que aconteceu nos meses seguintes e que queremos compartilhar com vocês. Mas por hoje é só! Na semana que vem voltamos pra contar um pouco mais dessa história e manter vocês a par de tudo o que está acontecendo!

Avatar of Daniella Kakazu
Engenheira Química pela UFSCar, com pós graduação em Sustentabilidade pela Universidade da California em Los Angeles. Logo depois que terminou sua pós, começou a empreender na Jaci. Fez cursos de saboaria natural no Santo Sabão, se formou como aromaterapeuta pela Aromaflora e é certificada em Advanced Organic Skincare Science pela Formula Botanica.
Post criado 48

3 comentários em “1 ano de Shark Tank: o que mudou?

  1. Fico feliz com toda evolução e a qualidade de sempre, sou cliente desde 2020, é o melhor desodorante que já experimentei, amo Jaci !!!

    1. Ahh que alegria, Luci! Muito obrigada por nos acompanhar por todo esse tempo.
      Nosso objetivo é sempre oferecer bons produtos, para nossa saúde e para o planeta.
      Com rotinas simples e minimalistas.
      <3

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo