Guia básico para Desodorantes Naturais

Cada corpo é único, por dentro e por fora. Assim também é o cheiro de cada um, ainda mais por ser influenciado por tantos fatores, como: alimentação, hormônios, genética, humor, roupa usada, por aí vai. Os produtos agem de forma diferente de pessoa para pessoa e é importante ter isso em mente na hora de buscar os seus produtos, principalmente os naturais. Mantenha em mente o que te fez buscar cosméticos mais naturais e se arrisque a testar e experimentar novas formas de se relacionar com os produtos e com o seu corpo. É uma jornada linda e vale muito a pena.

Pra começar do começo, o que causa o mau cheiro nas axilas?

A gente costuma associar o mau cheiro ao suor, mas, na verdade, não é ele que tem aquele odor ruim que impregna e incomoda. O odor é causado pelas bactérias que vivem em nossa pele e que metabolizam o suor eliminado pelas glândulas sudoríparas apócrinas. Essas glândulas se tornam ativas na puberdade e agem dependendo das nossas emoções, estresse, dor ou atividades físicas. Enquanto o suor eliminado no corpo inteiro é basicamente uma solução de água e sal, o suor eliminado pelas glândulas apócrinas é mais denso e possui lipídeos, proteínas e carboidratos. Unindo isso às áreas úmidas e normalmente sem iluminação dos pés e axilas, cria-se um ambiente perfeito para proliferação de bactérias. Elas se alimentam dessa secreção e no processo liberam gases como o metanotiol e ácido isovalérico, que são realmente mal-cheirosos.

A alimentação também está muito ligada ao odor do nosso corpo, por isso, caso a situação esteja bem feia, verifique o que você tem ingerido e se isso pode estar lhe causando esse excesso de cheiro desagradável.

Como o Nuvem funciona? Ele é antitranspirante?

Como as bactérias que são as reais causadoras do mau cheiro, para evitá-lo, basta fazer com que o ambiente para a proliferação delas seja desfavorecido, e é assim que os Nuvem funcionam. Eles alteram o pH da região, tornando-o alcalino (básico, ou acima de 7), diferente do pH normal da nossa pele, que é ácido (abaixo de 7).

Eles não são antitranspirantes por alguns motivos. Primeiro, porque o suor é de extrema importância para o nosso corpo. Graças a ele conseguimos equilibrar nossa temperatura corporal e eliminar toxinas, portanto, se não suarmos, podemos trazer graves consequências para a nossa saúde. Depois, que para se conferir a característica antitranspirante dos desodorantes, são usados sais de alumínio. Falamos sais de alumínio porque são alguns compostos, como o cloridrato e cloreto de alumínio. Eles atuam formando um gel sobre as nossa pele e bloqueando a eliminação do suor. Acontece que essas partículas são muito pequenas e podem acabar chegando na nossa corrente sanguínea, causando diversos problemas como doenças degenerativas, auto-imunes e até câncer, como estudos recentes têm apontado. Apesar de ainda não ser comprovado que podem causar câncer, moléculas de alumínio são encontrados em células mamárias, onde são nocivas. 

O Nuvem tem alumínio?

De jeito nenhum! Como vocês viram aí em cima, os sais de alumínio podem ser bem prejudiciais para o nosso corpo. E também precisamos suar, por isso nossos desodorantes cremosos são 100% livres desses compostos.

E por que ele é cremoso e não roll-on ou spray?

Buscamos sempre diminuir a nossa produção de lixo e impacto por aqui e por isso decidimos criar uma fórmula cuja embalagem pudesse ser reaproveitada mais facilmente. Além disso, acreditamos que espalhar o produto com as mãos melhora sua aplicação e ainda garante um momento de cuidado e relaxamento com você. Para aplicar, você pode usar uma colherzinha ou os dedos e se ficar algum excesso de produto nas mãos, pode passar no corpo mesmo.

Mas sendo oleoso, ele não mancha a roupa?

Apesar da sua base oleosa, os Nuvem têm um toque super seco na pele e para não manchar basta garantir que você espalhe bem até que seja absorvido pela pele. Caso você tenha sido impaciente e acabou sujando sua roupa, não se preocupe. Basta lavá-la com água morna/quente e usar um detergente sobre a área.

Meu Nuvem está líquido/duro/granulado, isso é um problema?

A base dos Nuvem é manteiga de karité e óleo de coco e ambas têm um ponto de fusão baixo, então com temperaturas mais altas, elas podem derreter ou se tiver muito frio, podem ficar bem duras.

Se o seu Nuvem estiver muito mole e não quiser voltar a textura normal, você pode usar uma colherzinha ou espátula para incorporar os pós que podem ter se acumulado no fundo e colocar na geladeira por um tempinho. Depois armazene seu desodorante em temperaturas menores que 25°C.

Se ele estiver muito duro, basta retirar um pouco de produto com as unhas ou uma espátula, derretê-lo entre os dedos e aplicar como sempre.

Os grânulos que podem aparecer no Nuvem são por conta da manteiga de karité. Quando ela derrete e se solidifica novamente de forma muito lenta, pode criar pequenas bolinhas, que não são de forma algum um problema e derretem em contato com o calor da sua pele. Mas caso você queira que ele volte para a textura inicial, siga os passos abaixo.

Como fazer com que meu Nuvem volte a sua textura inicial?

  1. Você pode iniciar derretendo seu desodorante por completo. Para isso, o ideal é que se faça um banho-maria (coloque seu vidrinho em uma tigela com água quente e mexa até derreter). Cuidado para que não caia água no seu Nuvem.
  2. Com o auxílio de uma colher ou qualquer ferramenta que caiba no seu frasco, mexa bem o produto, para que ele reincorpore os pós que possam ter se acumulado no fundo do pote.
  3. Coloque-o na geladeira até que ele solidifique. Enquanto ele não está na textura que você deseja, você ainda pode usá-lo sem nenhum problema e quando ele derrete, não perde suas propriedades desodorantes.

Lidar com esse tipo de produto pode ser um pouco diferente do que você está acostumada, mas tenha certeza que a qualidade de ingredientes que você está passando no seu corpo fazem com que essas pequenas mudanças de hábitos valham muito a pena.

Depois de usar o Nuvem Herbal, minhas axilas ficaram sensíveis/vermelhas/ardendo. O que devo fazer?

O Nuvem Herbal é formulado com bicarbonato de sódio, o que pode sensibilizar algumas peles. Caso isso tenha acontecido com você, seguem algumas sugestões do que pode ser feito nessas situações:

  1. Interrompa o uso do seu desodorante. Caso queira dar mais uma chance, você pode seguir as dicas abaixo.
  2. Aplique uma quantidade menor de produto e esfregue até sua total absorção. As partículas do bicarbonato, se ficam sobre a pele, podem fazer uma leve esfoliação. Com o excesso de atrito nas axilas, isso pode machucar sua pele, portanto garanta que você esteja passando o produto corretamente.
  3. Cuide da sua axila com óleo vegetais. Pode ser qualquer um, desde que seja prensado a frio. Isso vai manter a sua pele nutrida e ela vai se recuperar mais rapidamente, além de a causa da sensibilidade poder ser por conta do ressecamento excessivo da pele.
  4. Use uma solução de vinagre ou até mesmo seu tônico facial nas axilas à noite. Isso vai regular o pH da região, que é alterado com o uso do Nuvem.
  5. Esfolie as suas axilas semanalmente. Assim como você esfolia o seu rosto e corpo, esfolie também as axilas. Assim você elimina as células mortas e garante uma absorção melhor do produto.
  6. Se você raspa os pêlos da axila, dê um intervalo de pelo menos algumas horas entre a depilação e o uso do Nuvem. E use sempre uma lâmina afiada, assim você evita feridas na pele e dá um tempo para ela se recuperar caso tenha havido alguma lesão.

Qual a diferença entre o Nuvem Herbal (com bicarbonato) e o Floral (sem bicarbonato)? Qual é mais eficaz?

A base dos dois Nuvem são iguais e a forma de atuação também. Então ambos possuem manteiga de karité e óleo de coco palmiste e agem alterando o pH da região, fazendo o ambiente desfavorável para a proliferação de bactérias. O que muda de um para o outro é o ativo que usamos para mudar esse pH. Enquanto o Nuvem Herbal usa bicarbonato de sódio, o Floral tem hidróxido de magnésio e argila branca. Além disso, o cheirinho muda de um pro outro também, por conta dos óleos essenciais que usamos.

Vocês sempre nos perguntam qual o melhor ou qual segura mais e não tem resposta certa. Ambos têm uma eficácia muito grande e conseguem segurar bem o mau cheiro. A diferença aqui é mais se a sua pele é mais sensível ou qual aroma te agrada mais.

Criamos o Nuvem Floral (sem bicarbonato) porque recebíamos alguns feedbacks de clientes dizendo que não conseguiam usar o Nuvem Herbal porque a pele ficava vermelha, irritada ou ardendo. Como a gente quer que a cosmética natural seja para todes, criamos um desodorante sem bicarbonato e ainda assim super eficiente.

A atuação deles também depende muito da química do seu corpo, por isso, o melhor a fazer é experimentar. Temos um tamanho menor para você poder testar tranquilamente. 🙂

Esperamos que suas principais dúvidas sobre desodorantes naturais tenham sido sanadas, mas caso tenha ficado alguma, não se preocupe. Deixa ela aqui nos comentários que responderemos para você.

Avatar of Luiza Monteiro
Engenheira Química pela UFSCar. Trabalhou na área de logística na Ambev, qualidade da Casale Equipamentos e atuou como consultora da EY. Iniciou estudos de Cosmetologia e Fitoterapia no Instituto Holistico Maya, em Playa del Carmen e é formada em Fitoterapia pela Humaniversidade. Fex o Curso de Formulação Orgânica e Natural para Cabelos pela Formula Botanica (UK) e hoje cursa Formulação Orgânica e Natural para Peles na mesma escola.
Post criado 36

8 comentários em “Guia básico para Desodorantes Naturais

  1. Oi Luiza,
    Já deixei minha dúvida, que na verdade, qro msm saber se vcs estão com novo curso de cosméticos? Fiz o do Namu. Hj produzo desodorante natural com base no que aprendi com vcs. Mas gostaria de novas formulações. Obrigada. Parabéns pelo lindo trabalho e sucesso.

    1. Oi Meire, tudo bem? Feliz que você fez nosso curso!
      Infelizmente não temos um novo curso e nem temos previsão de lançar também… Mas qualquer dúvida entra em contato com a gente, tá?

  2. Duvida em 2022…

    No caso de o desodorante ficar com o Ph mais alcalino (como o Herbal que é com bicarbonato) qual conservante pode ser utilizado?

    1. Olá Jusshara, tudo bem? Primeiramente, nos desculpe a demora em responder.
      Um bom conservante para faixas de pH mais elevadas é o spectrastat 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo