Pele seca no inverno? Saiba como cuidar


Você sofre com pele seca, rachando ou coçando durante o inverno? As baixas temperaturas e umidade podem acabar com a hidratação natural da pele e deixá-la ressecada, machucada e sem viço. Mas não se preocupe, vamos compartilhar os melhores conselhos científicos para que você consiga cuidar bem da sua pele até nessa época do ano.

Qual a diferença entre pele seca e pele desidratada?

Muitas vezes falamos de pele seca nos referindo a pele desidratada, mas você sabe a diferença entre elas? Enquanto na pele desidrata falta água, na pele seca o que falta é óleo/sebo. Outra diferença importante é que desidratação é uma condição e pele seca é um tipo de pele. Claro. O seu tipo de pele pode mudar ao longo da sua vida, mas é algo que costuma ser predominante por boa parte dela. Se você tem pele seca, suas glândulas sebáceas produzem pouco sebo. Nesse artigo vamos te ajudar com as duas condições, pois a pele seca costuma sofrer mais no inverno, mas todos os tipos de pele podem acabar ficando mais desidratadas nessa época.

Quais os sinais de pele seca e desidratada?

Pele sem viço
Escamação
Vermelhidão/Esbranquiçamento
Textura áspera
Coceira
Irritação
Rachadura
Ardência ou queimação
Está experienciando alguns desses sintomas? Então se liga nas dicas para cuidar dela da melhor maneira possível.

Não tome banhos super quentes (ou super longos)

A água quente pode roubar o pouco de hidratação que ainda tem na sua pele. Isso porque a alta temperatura faz com que ela evapore e você acabe mais desidratada do que estava antes.

Evite produtos que limpem agressivamente a pele

Muitos produtos que usamos diariamente podem ser agressivos para a nossa pele, tendo surfactantes que roubam toda a oleosidade natural da nossa pele. Aqui, é interessante que você troque seu sabonete convencional por um mais hidratante, rico em óleos vegetais e glicerina. Assim sua pele vai ficar mais protegida e conseguir segurar melhor sua hidratação. Aqui na Jaci temos muitas opções do nosso Banho de Ervas, confira aqui.

Hidrate sua pele logo após o banho

Se você hidrata sua pele ainda úmida a capacidade dela absorver os produtos aplicados é maior. Depois de passar seu hidratante favorito, espere uns minutinhos antes de colocar sua roupa, para que sua pele absorva o produto completamente.

Hidrate a sua pele diversas vezes ao dia

Aposte na hidratação MEEEEEESMO. Passando hidratante várias vezes ao longo do dia, você ajuda a sua pele a manter sua hidratação e ainda ser nutrida por todos os ativos do produto escolhido.

Não lave seu rosto muitas vezes ao longo do dia

Lavando o rosto diversas vezes, você acaba tirando a proteção natural da sua pele, deixando-a mais sensível e desprotegida. E lembre-se não use sabonetes ou limpadores muito agressivos. O inverno é uma boa época, inclusive, para você limpar sua pele com óleo. Isso mesmo. Limpar com óleo. Ainda não sabe como fazer? Dá uma olhadinha nesse post aqui.

Use um hidratante mais pesado

Produtos mais “pesados” conseguem manter a hidratação da sua pele com mais facilidade. Bálsamos, manteigas e óleos podem ser grandes aliados nessa hora.

Esfolie sua pele com moderação

Na hora de esfoliar a pele seca/desidratada, precisamos de bastante cuidado para não nos machucarmos e piorarmos a situação atual. Se sua pele está vermelha, descascando e rachando, não é interessante que seja feita uma esfoliação pesada, não é mesmo? Mas ainda assim é importante esfoliar, pois isso ajuda a retirar a camada de pele morta que se acumulou na região e faz com que o seu hidratante seja absorvido mais facilmente e também auxilia na renovação da cútis.

Beba bastante água

Sim!! Não adianta nada a gente se encheeeeeeer de produtos e hidratantes, mas não bebe um copo de água por dia, não é mesmo? A água que chega até as células vem por dentro, por isso precisamos aumentar nossa ingestão de água se estamos com a pele desidratada. No inverno, é comum bebermos menos água por conta do frio, mas normalmente o tempo seco faz com que a gente vá perdendo muito líquido que precisa ser reposto.

Mantenha seus lábio bem hidratados

A pele dos lábios é diferente da do restante do corpo. Mais fina e sensível, ela precisa de uma atenção especial, pois é normalmente uma das primeiras partes do corpo a mostrarem sinais de desidratação e ressecamento. E isso pode ser muito doloroso e causar sérias feridas. Por isso, aposte em um bom protetor labial. Já conhece o Néctar da Floresta? Nosso bálsamo pode te ajudar muito nessa hora.

Use um umidificador nos locais em que você fica mais tempo

O inverno costuma ser uma época do ano mais seca e com menos chuvas. Isso faz com que a umidade relativa do ar fique bem baixa, e que ele acabe “roubando” hidratação do nosso corpo. Invista em um pequeno umidificador para a sua casa e sinta a diferença na pele (e no seu trato respiratório também)

Passe hidratante no corpo inteiro

Sempre que falamos de skincare ou cuidado com a pele, pensamos no rosto, não é mesmo? Mas lembre-se, sua pele é o maior órgão do seu corpo e o envolve completamente, portanto, não se esqueça das outras áreas e passe hidratante no corpo TODINHOOOOO.

Mude a sua dieta

Como a pele seca é uma pele que falta oleosidade, você pode alterar o que come colocando mais itens ricos em gorduras boas, como abacate, castanhas e óleos vegetais. Você também pode ingerir alimentos mais ricos em água e fugir daqueles que são mais diuréticos, como álcool e cafeína.

Já seguiu algumas dessas dicas e sentiu diferença na pele? Como fica a sua pele no inverno?

Avatar of Luiza Monteiro
Engenheira Química pela UFSCar. Trabalhou na área de logística na Ambev, qualidade da Casale Equipamentos e atuou como consultora da EY. Iniciou estudos de Cosmetologia e Fitoterapia no Instituto Holistico Maya, em Playa del Carmen e é formada em Fitoterapia pela Humaniversidade. Fex o Curso de Formulação Orgânica e Natural para Cabelos pela Formula Botanica (UK) e hoje cursa Formulação Orgânica e Natural para Peles na mesma escola.
Post criado 19

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo