menstruacao zero lixo

Deixando os absorventes descartáveis – a minha experiência #JulhoSemPlástico

Oi, gente! Tudo bem?

Julho é sempre um mês muito importante para gente, pois tem o #JulhoSemPlástico. Quem nos acompanha aqui na Jaci sabe o quanto a questão do plástico é importante pra nós como empresa. Mas esse mês decidimos fazer algo diferente… Eu e a Luh, sócias fundadoras da Jaci, resolvemos compartilhar nas nossas redes sociais a nossa experiência pessoal com o plástico. Lá tem alguns relatos lá no nosso insta @jacinatural. Hoje eu, Dani, vou contar pra vocês um pouco sobre uma das maiores revoluções na minha vida pessoal: deixar de usar absorventes descartáveis.

Antes de conhecer as alternativas sustentáveis ao absorvente, menstruar para mim não era muito agradável, não. Lembro que usar os absorventes, tanto os externos quanto os internos, era bem desconfortável. Vira e mexe eu ficava assada e/ou com infecção urinária. Confesso que a questão do resíduo não me incomodava não. Nunca se passou pela minha cabeça que eu poderia ter qualquer outra alternativa… A vida inteira usei absorventes, aprendi que tinha que ser assim na escola, em casa, então pra mim era normal.

Foi em 2015, quando mergulhei de vez nesse universo dos produtos naturais e sustentáveis (bem na época que nasceu a Jaci!) que descobri o copinho e os absorventes de pano. Fiquei maravilhada com a possibilidade de não usar mais os absorventes descartáveis. Nesse momento caiu uma ficha, sabe? Me dei conta da quantidade de absorventes que já havia jogado no lixo. Fui ler mais sobre o assunto e descobri duas coisas que me chocaram:

  1. Uma única pessoa, que tem em média 450 ciclos menstruais durante a vida, usa cerca de 10.000 absorventes e gera 150kg de lixo. Se considerarmos que, apenas no Brasil, existem hoje mais de 62 milhões de pessoas em idade menstrual, chegamos ao número alarmante de mais de 12.000 toneladas de absorventes jogados fora todo mês.
  2. Os absorventes descartáveis possuem substâncias químicas nocivas como bisfenol, dioxina, fragrâncias sintéticas e agentes branqueadores. Além disso, por ser feito de plástico, deixam a área vaginal quente e úmida, ambiente perfeito para proliferação de fungos e bactérias.

Além do lixo ABSURDO e nojento gerado pelos absorventes (uma mistura de plástico, substâncias químicas nocivas pra saúde e pro meio ambiente, sangue, bactérias e fluidos do corpo), essa mistura nojenta, que é a receita perfeita pra me dar uma infecção, ficava em contato com as minhas partes íntimas por 5 dias, todo santo mês. Quando soube dessas informações, me dei conta de que, além de estar poluindo o planeta com esses tóxicos, eles estavam me fazendo mal, me causando um desconforto imenso e infecções.

Agora me diz aí: faz algum sentido continuar usando absorventes descartáveis?

Como eu comecei a usar o coletor, absorvente de pano e calcinha menstrual

Depois de saber tudo isso, decidi dar uma chance aos coletores menstruais. Minha adaptação foi super rápida. Demorou uns dois ou três ciclos até eu entender como ele se encaixava certinho no corpo, mas foi bem tranquilo. Eu passei a me sentir muito mais limpa e leve. Minhas infecções e assaduras sumiram de vez. Confesso que me deu um medinho usar pela primeira vez, afinal, é uma mudança brusca de hábito, né? Mas não dói nadinha. É tão confortável que você quase esquece que está menstruada. Tive só uma questão com o copinho: ele não segura completamente o meu sangue. Sempre escapa um pouquinho, principalmente nos primeiros dias. Então eu decidi complementar a proteção com a calcinha absorvente e os absorventes de paninho. Sucesso total!

Então hoje meu kit menstrual é composto de 1 copinho, 2 calcinhas absorventes e 2 absorventes de pano. Mas lembrem-se, não é todo mundo que precisa de tudo isso, cada caso é um caso. Tem gente que fica bem só com o copinho, só com as calcinhas, ou só com os absorventes de pano, ou até mesmo com outras combinações. Mas esse kit é perfeito para o meu ciclo, ideal para eu não precisar lavar as calcinhas/absorventes e esperar que sequem a tempo pra eu usar no dia seguinte. Ao final do ciclo eu lavo tudo de uma vez só. E o copinho eu fervo por 15 minutinhos na água e ele fica esterilizado para o próximo ciclo. Pouco trabalho, né? E só uma vez por mês! Vale a pena esse trabalho para não sufocarmos o planeta com tanto plástico, né?

Coletor menstrual, calcinha absorvente e absorvente de pano: qual usar?

Foto: Korui

Bom, se você ainda está na dúvida do que comprar/testar pra parar de usar os descartáveis, listei abaixo as vantagens e desvantagens de cada alternativa de acordo com as minhas experiências:

Coletor: pra mim é essencial, símbolo de praticidade, melhor alternativa da vida. Se eu fosse usar só calcinhas ou absorventes de pano, acredito que o trabalho que eu teria pra trocar e lavar seria muito maior. O melhor do coletor pra mim é poder me preocupar com a menstruação só a cada 12 horas. Isso é vida! Eu esvazio o copinho só 2x por dia: de manhã e de noite antes de dormir. Nos dias de fluxo intenso, como no primeiro e segundo dias, eu preciso esvaziar também uma vez no meio do dia, pois eu sinto que ele começa a vazar muito. Se você se preocupa desse vazamento ser um inconveniente para você (caso esteja no trabalho ou na rua), é só usar uma calcinha absorvente ou absorvente de pano para segurar o escape. Pode deixar vazando de boa que você não vai ter problemas! Outra coisa que amo do coletor é que as minhas partes íntimas não ficam em contato por horas com o sangue úmido e quente, e por isso, eu acho a opção mais confortável de todas. Eu uso o coletor da Inciclo.

Calcinhas absorventes: uma invenção maravilhosa e moderna, e ao contrário do que podem pensar, elas não vazam de jeito nenhum. Só podem vazar se você demorar muito pra trocar (mas isso acontece com qualquer uma das opções, né?). O design delas é feito pra ficar bem apertadinho nas coxas, sabe? Então pra mim, pelo menos, nunca vazou. E não rola aquele problema do absorvente que fica saindo do lugar, sabe? Pra mim são o complemento perfeito para o sangue que escapa do coletor. Em dias de fluxo médio e baixo, consigo usá-las tranquilamente sem coletor. Minha única reclamação em relação a elas é que eu sinto que abafam a região. Sinto que se uso por muito tempo rola um certo desconforto, sabe? Por isso e pela necessidade de trocar com muito mais frequência, não é a minha primeira opção de uso. Eu uso da Pantys, não testei outras marcas ainda. A Pantys tem também maiôs e biquinis absorventes. Tenho o maiô que é lindo e ainda dá pra usar como body. Sucesso total!

Absorventes de pano: por serem feitos de algodão, são bem mais confortáveis que as calcinhas! Não sinto que a região fica tão abafada, mas ainda rola um certo desconforto pra mim pelo contato com o sangue úmido. Fora isso, assim como as calcinhas, tem a necessidade de trocar muito mais vezes (e de lava-las também). Eles tendem a vazar mais também – é o mesmo problema dos absorventes tradicionais que ficam saindo fora do lugar, sabe? Mas isso se resolve com o complemento perfeito pra eles, que são as calcinhas da Gioconda. Além de serem feitas à mão por uma mulher e com algodão orgânico, elas são as mais confortáveis do mundo e ficam bem justinhas nas coxas, sabe? Os meus absorventes são da Fabi Florinda e da Korui.

O meu primeiro coletor me acompanha até hoje. Ele já vai fazer 5 anos de vida! As calcinhas e os absorventes já tenho há 3 anos. Todos ainda terão um bom tempo de vida pela frente. Elas parecem ser um pouco caros de início, mas levando em conta o tempo que duram, eu gastei até menos ao longo desses anos do que gastaria com os absorventes descartáveis. Além de tudo é ainda mais econômico não poluir o planeta, minha gente! Só vantagens, né?

Volto a dizer que deixar os absorventes descartáveis foi um divisor de águas na minha vida. Trouxe muito mais saúde (adeus infecções e desconfortos), praticidade, economia e meio ambiente, e me permitiu ter um contato muito mais próximo com o meu sangue. Deixei de vê-lo como algo sem importância na minha vida, e ele passou a ser uma parte muito importante de mim. A observação do sangue menstrual é uma sabedoria antiga e ancestral, que precisamos resgatar. O sangue pode nos dizer muito sobre o nosso corpo e nossa saúde. Os absorventes sintéticos mascaram completamente o sangue com químicos e cheiros artificiais e nos afastam desse contato tão importante. Passei também a ver o sangue como algo sagrado e nutritivo. Plantar a lua virou um ritual de todo ciclo.

Se tudo isso parece muito estranho para você, mulher que menstrua, ou se você me conhece e acha bizarro saber tanto sobre algo tão íntimo da minha vida, ou se você é homem e sempre teve nojo da menstruação das mulheres, peço calma. Respira. Precisamos refletir: por que pensamos que a menstruação é algo nojento? Um tabu? Por que parece bizarra a ideia de jogar sangue nas plantas? Por que foi nos ensinado a ter nojo de algo que sai do nosso corpo todos os meses? Será que esse pensamento nos ajuda ou atrapalha? O que o nojo do seu próprio sangue traz de bom pra você? Aliás, pergunto para os homens: o que o seu nojo do sangue feminino diz sobre você? Faz sentido? Se metade da população mundial menstrua, por que temos que tratar disso como algo nojento? Ou pior, por que ignoramos sua importância e seu valor? No que isso nos ajuda como sociedade? Deveríamos falar da menstruação da mesma forma que falamos sobre respirar, comer, beber, fazer xixi, fazer cocô. É um sinal vital de nosso corpo. Bom, mas isso é assunto pra outro post, né?

Espero que com esse post, caso você ainda não use alternativas aos absorventes descartáveis, eu tenha te inspirado a fazê-lo! É uma vida melhor em todos os aspectos! Quero que todas as mulheres do mundo tenham essa liberdade e bem-estar que eu tive ao fazer essa mudança!

Fica aqui o link das marcas que vendem esses produtos maravilhosos:

Marcas que já testei: Inciclo, Pantys, Gioconda, Fabi Florinda, Korui.

Marcas que ainda não testei, mas são lindas: Herself, Mohini, Fleurity.

Conhece alguma outra marca? Ficou com alguma dúvida? Quer compartilhar sua experiência para ajudar outras mulheres? Escreva aqui nos comentários! <3 Vamos conversar sobre esse assunto tão necessário!

Avatar of Daniella Kakazu
Engenheira Química pela UFSCar, com pós graduação em Sustentabilidade pela Universidade da California em Los Angeles. Logo depois que terminou sua pós, começou a empreender na Jaci. Fez cursos de saboaria natural no Santo Sabão, se formou como aromaterapeuta pela Aromaflora e é certificada em Advanced Organic Skincare Science pela Formula Botanica.
Post criado 48

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo