Campanha Jaci + Outubro Rosa A importância da nossa transpiração

Campanha Jaci + Outubro Rosa: A importância da nossa transpiração

Você sabia que o câncer de mama pode estar relacionado com o seu desodorante?

Apesar de até hoje não haver estudos suficientes que evidenciem a ligação do uso desses produtos com o aumento dos casos de câncer de mama, sabemos que a indústria farmacêutica ainda utiliza diversos ingredientes não testados em nossa população, usando-nos como cobaias. Além disso, sabemos também que essa indústria é muito poderosa, e muitas vezes, acaba controlando sua própria regulamentação e pesquisas relacionadas a seus ingredientes e produtos. Saiba um pouco mais sobre isso assistindo ao vídeo da A história dos Cosméticos.

Por isso, precisamos ter consciência de tudo o que usamos na nossa pele. E o assunto desse post serão os desodorantes, um produto indispensável na rotina do brasileiro. Somos o líder mundial no segmento de desodorantes. Mas o seu uso excessivo, principalmente os antitranspirantes, pode nos causar problemas. Neste post falaremos um pouco sobre a diferença entre desodorantes e antitranspirantes (ou antiperspirantes) e a importância da transpiração. No próximo post, vamos explicar sobre a relação entre os desodorantes e o câncer de mama.

Os desodorantes são produtos que eliminam o odor nas axilas. Esse odor, apesar do que muitas pensam, não é do nosso suor, e sim da reação do nosso suor com as bactérias que vivem em nosso corpo. E nós não temos bromidose (o nome científico para essas alterações no cheiro de nosso suor, o cecê ou chulé) em nosso corpo inteiro. Isso, porque temos dois tipos de glândulas sudoríparas (que produzem e expelem o suor): as écrinas e as apócrinas. As glândulas écrinas são responsáveis por eliminar o suor de todos os nossos poros, e funcionam desde nosso nascimento. O suor eliminado por elas é composto de água, uréia, íons, entre outros. É um suor mais leve e não muito concentrado. Já as apócrinas, eliminam um suor mais viscoso, rico em proteínas e lipídios, além dos outros compostos também presentes no suor écrino. Essas glândulas iniciam suas atividades na puberdade, aumentando sua ação em situações de stress ou relações sexuais. Esse tipo de suor é eliminado em folículos pilosos, ou seja, onde há pelos, como virilha, axilas e barba.

O odor nas nossas axilas é então causado pela reação entre nosso suor apócrino e as bactérias que vivem em nossa pele. Essa reação gera ácidos graxos voláteis que causam o mau cheiro. Sendo assim, para eliminar esse tipo de odor, podemos fazer uso de ingredientes bactericidas.

Os antitranspirantes, por outro lado, como seu nome indica, são produtos que reduzem ou erradicam a sua transpiração. Como vimos acima, o suor é composto de água, íons e sais e pode conter lipídeos e proteínas, mas não falamos ainda de sua importância. O suor tem como objetivo a regulação da temperatura corporal e a eliminação de toxinas. Quando ele entra em contato com a pele e evapora, a nossa temperatura diminui, o que é muito importante, pois acima de 40°C algumas proteínas do nosso corpo começam a desnaturalizar, podendo causar até a morte. Por isso situações de febre podem ser tão perigosas. Portanto, não é saudável bloquear a transpiração do nosso corpo, pois assim estaremos bloqueando esse mecanismo de regulação de temperatura. Entendemos que, às vezes, pessoas que suam demais possam se sentir incomodadas ou envergonhadas, mas o suor é algo natural, e principalmente, importante para o nosso corpo. Assim, se não o eliminarmos, podemos estar causando algo mais grave para nós mesmos.

Temos que voltar as nossas origens e aceitar nossos corpos como eles são. E não mascará-los cada vez mais como uma forma de nos sentirmos parte de um todo. A natureza é perfeita e equilibrada. Vamos respeitar a nossa?

#RespeiteASuaTranspiração

Espero que vocês tenham gostado e até o próximo post. E antes de ir, conta pra gente… Que tipo de produtos vocês usam para se livrar desse odor indesejado? Desodorantes tradicionais, naturais ou antitranspirantes?

http://finissimo.com.br/2011/09/26/bromidrose/

https://www.megacurioso.com.br/corpo-humano/43227-por-que-o-sovaco-fede-tanto.htm

Foto: http://www.semprequestione.com/2017/08/este-desodorante-masculino-famoso-causa.html

Avatar of Luiza Monteiro
Engenheira Química pela UFSCar. Trabalhou na área de logística na Ambev, qualidade da Casale Equipamentos e atuou como consultora da EY. Iniciou estudos de Cosmetologia e Fitoterapia no Instituto Holistico Maya, em Playa del Carmen e é formada em Fitoterapia pela Humaniversidade. Fex o Curso de Formulação Orgânica e Natural para Cabelos pela Formula Botanica (UK) e hoje cursa Formulação Orgânica e Natural para Peles na mesma escola.
Post criado 36

2 comentários em “Campanha Jaci + Outubro Rosa: A importância da nossa transpiração

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo