Diversos tipos de açúcares

Como o açúcar afeta a saúde da pele: descubra os efeitos e como amenizá-los

Você sabia que a pele é o maior órgão do nosso corpo? Uma das suas principais funções é nos proteger contra agentes externos, como fungos, bactérias, químicos e até mesmo o sol, e por isso garantir a sua saúde é essencial. 

Existem muitos fatores que podem influenciar a saúde da pele. Exposição excessiva ao sol (raios UV), desidratação, consumo de álcool e cigarros podem causar danos à pele e envelhecimento precoce, e consequentemente prejudicar o seu funcionamento ideal.

A alimentação é um hábito-chave na hora de nos mantermos saudáveis, e diminuirmos os riscos de certas doenças e problemas de pele, logo, ao nos alimentarmos mal, podemos estar gerando diversas condições negativas para a nossa saúde. Um dos maiores problemas aqui é o consumo de alimentos açucarados, como doces, biscoitos e refrigerantes.

Eu sei que a Páscoa acabou de passar, e nesse período o consumo de chocolate (e açúcar) aumenta bastante, mas calma, não precisa surtar. Quem não comeu um chocolatinho que atire a primeira pedra. Mas é importante entendermos os efeitos que o açúcar pode gerar no nosso corpo e, principalmente, na nossa pele para podermos tomar decisões mais conscientes.

Então vem com a gente aprender um pouco mais sobre o papel do açúcar na saúde da nossa pele.

A diabetes e a saúde da pele

Para as pessoas que têm risco de diabetes e até mesmo aquelas que já vivem com a doença, a aparência da sua pele pode ser afetada de diversas maneiras, pois o excesso de açúcar no sangue pode danificar os vasos sanguíneos, prejudicando a circulação e a nutrição adequada da pele. Algumas das alterações que podem ser percebidas são: 

  1. Pele seca: A diabetes pode levar a uma diminuição na produção de óleo pelas glândulas sebáceas, o que pode causar ressecamento e descamação da pele.
  2. Coceira: A pele seca pode levar a coceira intensa, que pode aumentar o risco de infecções.
  3. Infecções fúngicas: A pele seca e coceira podem favorecer a proliferação de fungos, especialmente nas áreas quentes e úmidas do corpo, como axilas e região genital.
  4. Aftas e úlceras: As aftas e úlceras na boca e nos pés são comuns em pessoas com diabetes e podem ser mais difíceis de tratar devido à diminuição da circulação sanguínea nessas regiões.
  5. Manchas escuras: A diabetes pode causar a formação de manchas escuras na pele, especialmente em regiões como axilas, pescoço e virilha. Essas manchas são conhecidas como acantose nigricans e podem ser um sinal de resistência à insulina.
  6. Cicatrização lenta: As feridas e cortes podem levar mais tempo para cicatrizar em pessoas com diabetes, devido à diminuição da circulação sanguínea na pele.
Manchas escuras e acinzentadas na pele podem ser sinal de pré diabetes
Acantose nigricans – condição de pele que pode ser sinal de pré-diabetes

A resistência à insulina também é um fator de risco para o desenvolvimento da diabetes tipo 2.

Felizmente, com o tratamento adequado da doença e ajustes na alimentação podemos prevenir os efeitos negativos vistos quando há uma alta concentração de açúcar no sangue.

O açúcar aumenta suas chances de ter rugas

Quando ingerimos açúcar em excesso, o corpo produz uma substância chamada de “produtos finais da glicação avançada” (AGEs – advanced glycation end-product), que danificam as fibras de colágeno e elastina, responsáveis pela firmeza e elasticidade da pele. Essas fibras são produzidas naturalmente pelo nosso organismo, mas com o aumento dos AGEs, o colágeno se torna menos elástico, fazendo com que a pele fique mais flácida e com a diminuição na produção da elastina, ela fica mais fina e frágil.

Infelizmente, os problemas do excesso de AGEs no nosso organismo vão muito além do aparecimento de rugas e marcas de envelhecimento. Estudos também mostram a conexão entre os AGEs e patologias ligadas à diabetes e doenças cardiovasculares.

Ruguinhas no canto do olho

Então se você se preocupa com o aparecimento de rugas, é interessante que verifique o seu consumo de açúcar, entre outras medidas preventivas, para diminuir a velocidade do seu desenvolvimento, como o uso de produtos que nutrem, hidratam e protegem a pele.

O açúcar pode causar acne

O consumo excessivo de açúcar pode contribuir para o aparecimento de acne. Isso porque nosso corpo produz mais insulina para lidar com o aumento de glicose no sangue,o que pode levar a uma maior produção de andrógenos, hormônios sexuais masculinos, que estimulam a produção de sebo pelas glândulas sebáceas.

O sebo em excesso pode obstruir os poros da pele e criar um ambiente propício para o crescimento de bactérias. Além disso, o açúcar também pode desencadear um processo inflamatório no organismo, o que pode prejudicar o caso de acne.

Alguns estudos também sugerem que alimentos com alto índice glicêmico, como doces, refrigerantes e pães brancos, podem contribuir para o surgimento de acne. O índice glicêmico é uma medida que indica a velocidade com que um alimento aumenta os níveis de açúcar no sangue, e alimentos com alto índice glicêmico podem desencadear uma maior produção de insulina e andrógenos.

Por isso, é importante ter uma alimentação equilibrada e moderar o consumo de açúcares e alimentos com alto índice glicêmico, especialmente se você tem tendência a desenvolver acne. Além disso, é importante evitar hábitos prejudiciais, como tocar no rosto com as mãos sujas ou deixar a pele oleosa por muito tempo.

O açúcar pode gerar inflamações

As inflamações, normalmente, são reações do nosso corpo à presença de vírus e bactérias, mas quando se torna crônica, pode causar diversos problemas à nossa saúde e está relacionada ao surgimento de doenças como diabetes, obesidade, cardiovasculares e autoimunes.

Como já falamos antes, quanto mais açúcar no sangue, mais o nosso corpo gera insulina, o que pode gerar uma resistência a esse hormônio, fazendo com que as células não respondam adequadamente à ação dele. Quando isso ocorre, há um aumento dos níveis de glicose no sangue e, consequentemente, um aumento da produção de radicais livres e de substâncias inflamatórias, como as citocinas pró-inflamatórias.

Além disso, o consumo excessivo de açúcar pode afetar a microbiota intestinal, ou seja, as bactérias benéficas que habitam nosso intestino, que desempenham um papel importante na regulação do sistema imunológico e na prevenção de inflamações. Quando há um desequilíbrio na microbiota intestinal, pode haver um aumento da produção de substâncias pró-inflamatórias e uma diminuição da produção de substâncias anti-inflamatórias.

Por isso, é importante ter uma alimentação equilibrada e moderar o consumo de açúcares e alimentos processados, que geralmente são ricos em açúcares e aditivos químicos. Além disso, é importante adotar hábitos saudáveis, como praticar exercícios físicos regularmente, dormir bem e evitar o estresse, que também podem contribuir para a redução da inflamação no organismo.

Dicas para reduzir o consumo de açúcar

Alimentos açucarados
Alimentos que devemos ingerir em pouca quantidade por serem ricos em açúcares

Conforme falamos anteriormente, não há necessidade de cortar de vez o açúcar da sua alimentação, mas é importante que haja uma reeducação alimentar, entendendo onde se esconde a maior parte desse açúcar e como realizar uma substituição saudável dele. Com essas ações, não só a sua pele irá agradecer, como você também poderá ter diversos benefícios para sua saúde de forma global.

  1. Leia os rótulos dos alimentos: verifique a lista de ingredientes dos alimentos que você consome regularmente e evite aqueles que contenham açúcares adicionados. Fique atento a nomes diferentes para açúcar, como açúcar invertido, xarope de milho rico em frutose, maltodextrina, dextrose, entre outros.
  2. Prefira alimentos naturais: em vez de alimentos processados, ricos em açúcares e aditivos químicos, opte por alimentos naturais, como frutas, verduras, legumes, grãos integrais e gorduras saudáveis.
  3. Evite bebidas açucaradas: sucos de frutas, refrigerantes, energéticos e outras bebidas açucaradas são extremamente ricas em açúcar e podem ser responsáveis por grande parte do consumo excessivo de açúcares. Prefira água, chá e café sem açúcar.
  4. Cozinhe em casa: ao cozinhar em casa, você tem mais controle sobre os ingredientes que utiliza e pode escolher opções mais saudáveis e com menos açúcares.
  5. Experimente substitutos de açúcar: existem opções de adoçantes naturais, como estévia e xilitol, que podem ser utilizados como alternativas ao açúcar refinado.
  6. Modere no consumo de doces: se você gosta de doces, tente reduzir a frequência e a quantidade de consumo, optando por opções com menos açúcares ou fazendo escolhas mais conscientes.
  7. Planeje suas refeições: ao planejar suas refeições com antecedência, você pode escolher opções saudáveis e equilibradas, evitando a tentação de recorrer a alimentos ricos em açúcares.
  8. Muitas vezes o consumo de açúcar está relacionado ao estresse e à ansiedade, portanto é importante também buscar maneiras de desacelerar e relaxar, como buscar terapia, usar óleos essenciais e meditar.

Você é formiguinha ou controla bem sua vontade por doces? Já conta pra gente aí nos comentários como é sua relação com o açúcar e se isso transparece na sua pele.

Referências:

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7839604/
https://www.nature.com/articles/s41591-019-0675-0
https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/19896301/
Avatar of Luiza Monteiro
Engenheira Química pela UFSCar. Trabalhou na área de logística na Ambev, qualidade da Casale Equipamentos e atuou como consultora da EY. Iniciou estudos de Cosmetologia e Fitoterapia no Instituto Holistico Maya, em Playa del Carmen e é formada em Fitoterapia pela Humaniversidade. Fex o Curso de Formulação Orgânica e Natural para Cabelos pela Formula Botanica (UK) e hoje cursa Formulação Orgânica e Natural para Peles na mesma escola.
Post criado 36

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo