Quem não adora começar o dia com um cafezinho? Ou não fica sem o seu café depois de almoçar? A quantidade de pessoas que não passa o dia sem pelo menos uma xícara dessa bebida é enorme e todo mundo já ouviu falar dos diversos benefícios (estimulante, antidepressivo, combate da diabetes e colesterol, entre outros) e malefícios (insônia, úlcera do estômago, manchas nos dentes, dependência) da ingestão do café. Uma coisa que poucos sabem é que o café também apresenta diversos benefícios se utilizados de maneira tópica, ou seja, sendo aplicados sobre a pele.
Por ser estimulante, ele favorece a circulação sanguínea, facilita o rompimento de acúmulos de tecidos lipídicos e aumenta o nível de moléculas que queimam gordura no corpo e por isso são ótimos para reduzir os efeitos da celulite e varizes. Além disso, ele é um ótimo antioxidante, prevenindo o envelhecimento da pele ao eliminar os tão temidos radicais livres. Para se alcançar esses benefícios, pode ser aplicado diretamente sobre a pele. O seu pó, por ser moído, é fino e age como um ótimo esfoliante, eliminando as camadas de células mortas e impurezas, sem machucar a pele. Para a esfoliação, pode ser utilizada a própria borra do café, ou seja, o pó já utilizado para o preparo do seu cafezinho diário.
Segue abaixo uma receita bem simples para um esfoliante natural super eficiente e cheio de benefícios:
- Pó de café – 1 xícara (ou a quantidade que você tiver de borra em casa)
- Óleo vegetal de sua preferência – 2 colheres de sopa (ou o suficiente para cobrir todo o pó)
Óleo de girassol: Alta concentração de vitamina B, E e minerais. Tem ação emoliente e revitalizante. Por ter fator comedogênico 0 (mais facilmente absorvido pela pele e menor probabilidade de causar acnes e cravos), pode ser usado em todos os tipos de pele, inclusive oleosas e ajuda na abertura dos poros.
Óleo de semente de uva: Adstringente leve, ajuda a tonificar a pele. Possui propriedades emolientes, hidratantes, revitalizantes e regeneradoras de células. Devido a sua elevada concentração de alfa-tecoferol, previne estrias. Tem fator comedogênico* 1, o que significa que ao utiliza-lo a probabilidade de causar acnes e cravos é reduzida e que é facilmente absorvido pela pele.
Óleo de amêndoa doce: Rico em vitaminas A e B, possui propriedades rejuvenescedoras, regeneradoras, nutritivas e hidratantes. Tem fator comedogênico* 2, logo, apesar de ser absorvido rapidamente pela pele, não é tão recomendado para peles altamente oleosas.
Óleo de oliva: Rico em vitaminas A, B1 e B2, nicotinamida, proteínas, sais minerais e ácidos orgânicos. É um ótimo carreador de substâncias ativas. Possui fator de comedogenicidade 2, e portanto não é indicado para peles altamente oleosas.
Óleo de coco de praia (ou coco palmiste): Rico em vitamina E, ácido láurico, cáprico e caprílico, possui propriedades antifúngicas, antibactericidas e antivirais muito fortes e alto poder anti-oxidante. Como possui fator comedogênico 4, deve ser evitado por peles oleosas. O óleo de coco de palma é praticamente gêmeo do óleo de coco comum (de praia) e possui propriedades semelhantes, porém é muito mais barato.
Depois de escolher o óleo de sua preferência, basta mistura-lo ao pó do café e aproveitar os benefícios.
Ao utilizar, passe o esfoliante nas áreas desejadas, fazendo movimentos circulares ascendentes e sem muita pressão, para que não haja dano na pele. Essa mistura também pode ser aplicada sob as olheiras, sem necessidade de atrito, para que as propriedades estimulantes do café, auxiliem a circulação na área, reduzindo sua visibilidade. Neste caso, aplique e deixe agir por alguns minutos. Após a aplicação, retirar com água morna.
Um bom momento para utilizar esse esfoliante, é no banho, pois a temperatura da água (a não ser que você tome banho de água gelada sempre) auxilia a abertura dos poros, facilitando a absorção dos compostos ativos pela pele.
Nunca faça grandes quantidades desses esfoliantes naturais, pois por não possuir nenhum conservante ou antioxidante, pode estragar facilmente e ao invés dos benefícios, poderíamos ter uma complicação.
*Fator comedogênico: A escala de comedogenicidade mede a capacidade de um composto de obstruir os poros. Vai de 0 a 5, e quanto menor o seu valor, maior é a sua facilidade de ser absorvido pela pele e menores as chances de obstrução dos poros.
Espero que vocês tenham gostado das dicas e informações. Qualquer dúvida ou sugestão de post, deixe pra gente nos comentários. E até a próxima.
Fontes:
https://www.mundoestetica.com.br/esteticageral/oleo-vegetal/
http://beleza.umcomo.com.br/articulo/quais-sao-os-beneficios-do-cafe-para-a-pele-6041.html
http://melhorcomsaude.com/usos-cafe-como-tratamento-de-beleza/