DIY | Spray de limpeza multiuso mágico

O nosso estilo de vida moderno tem contribuído para que os índices de câncer aumentem a cada ano. Pesquisas mostram que isso está relacionado com as químicas que nos expomos todos os dias e que estão presentes nos cosméticos, aromatizadores, produtos de limpeza, alimentos ultraprocessados, etc. Por isso, neste outubro rosa, queremos compartilhar com vocês algumas reflexões e dicas para que tenhamos uma vida mais natural e saudável com soluções simples.

Os sprays desinfetantes, aromatizadores de ambiente e produtos de limpeza são muito usados em todo o mundo, e estão presentes em quase todas as casas. Podem até parecer inofensivos à primeira vista. Mas um estudo conduzido pela Universidade de Washington analisou os componentes químicos emitidos pelos seis produtos de limpeza mais vendidos nos EUAs. Os resultados do estudo mostraram que todos os seis produtos continham pelo menos um componente químico tido como tóxico ou perigoso, mas nenhum desses componentes químicos estava listado nos rótulos. Cinco dos seis produtos emitiram no ar uma ou mais substâncias carcinogênicas, que são consideradas como poluentes perigosos.

Que tal substituir essa opção que faz tão mal à saúde por um spray de limpeza multifuncional, feito em casa com ingredientes super em conta, fáceis de serem encontrados, e que é ainda mais eficiente em remover manchas e cheiros do que os produtos convencionais? Parece mentira, né? Mas ele existe! Esse spray limpa, clareia e perfuma. Pode ser usado em tecidos em geral: sofás, almofadas, caminhas de cachorro, cortinas, travesseiros, cobertores, roupas… Além de tirar maus cheiros, deixa o perfume dos óleos essenciais. Então pode perfeitamente ser usado como aromatizador de ambientes.

Ele é bem potente: tem o poder de tirar cheiro de chulé dos tênis, de cachorro, de xixi de cachorro, de vômito das crianças e até mofo das roupas. Enfim, qualquer superfície que a sujeira e o mau cheiro ficam impregnados, ele dá conta do recado. Dá pra usar também sobre os móveis e bancada. Um verdadeiro multiuso natural e do bem!

Para fazer é muito simples. Vamos aos ingredientes:

– 500ml de água
– 120ml copo de vinagre de álcool (ou de maçã)
– 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio
– 100ml copo de álcool de cereais ou vodka
– de 5 a 10 ml de óleos essenciais – use os mais em conta, como os cítricos, que são excelentes para limpeza, ou eucalipto, capim limão… São óleos que tem um preço bom, alto poder de limpeza e são desinfetantes. Aqui vale também usar aqueles óleos essenciais que estão parados ou até mesmo vencidos na sua casa.

Acrescente e misture os ingredientes na seguinte ordem: água, álcool, bicarbonato, vinagre, e por fim os óleos essenciais. Cuidado – a mistura vai efervescer, pois iremos misturar bicarbonato com vinagre. Então, use um recipiente maior.

Como usar: lave o tecido ou objeto com a mistura, sem medo de estragar. Ele até deixa o tecido mais bonito, pois o vinagre reaviva cores, o bicarbonato limpa profundamente e o álcool faz tudo secar mais rápido. Não tem nada igual para limpar tapetes e carpetes!

Gostaram? Não é muito simples? Quero ver todos fazendo em casa! <3

Receita adaptada da apostila de Técnicas Avançadas do Santo Sabão, por Beth Bacchini.

Referência:

https://www.washington.edu/news/2008/07/23/toxic-chemicals-found-in-common-scented-laundry-products-air-fresheners/

Avatar of Daniella Kakazu
Engenheira Química pela UFSCar, com pós graduação em Sustentabilidade pela Universidade da California em Los Angeles. Logo depois que terminou sua pós, começou a empreender na Jaci. Fez cursos de saboaria natural no Santo Sabão, se formou como aromaterapeuta pela Aromaflora e é certificada em Advanced Organic Skincare Science pela Formula Botanica.
Post criado 48

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo