Minha pele é oleosa, óleos faciais são para mim?

Você já pensou em usar óleos faciais mesmo tendo pele oleosa? Para muitos que sofrem com o brilho indesejado e as temidas acnes, a ideia pode parecer absurda. Mas e se eu te dissesse que a solução para uma pele saudável pode estar na reabilitação com óleos?

Antes de tudo, é importante entender o papel essencial do sebo em nossa pele e como podemos equilibrá-la.

O sebo é responsável por manter nossa pele macia, flexível e protegida. Ele também contribui para a formação do manto ácido, uma película que protege nossa pele contra infecções, irritações e alergias, além de manter o pH adequado e a hidratação. Em casos de produção excessiva de sebo, podem surgir poros congestionados e acnes.

Aqui está o grande segredo: ao tentar reduzir o óleo em nossa pele, podemos estimular ainda mais a produção de sebo. Isso acontece porque, ao utilizar produtos abrasivos e extremamente secativos, a pele se sente desprotegida e reage aumentando a produção de óleo para compensar. É o efeito rebote. Além disso, a remoção excessiva de óleo torna a pele mais vulnerável a infecções e, consequentemente, a piores acnes.

A boa notícia é que é possível reverter essa situação. Assim como a pele se acostumou a produzir óleo em excesso para se proteger, ela pode se ajustar a uma produção mais equilibrada.

É aqui que entra a tal “loucura” dos óleos vegetais. Surpreendentemente, aplicar óleos na pele pode ajudar a regular a produção de sebo. Ao fornecer óleo externamente, a pele se sente nutrida e protegida, iniciando um processo de estabilização na produção de sebo pelas glândulas sebáceas. Além disso, óleos vegetais são ricos em nutrientes e ácidos graxos, que podem suprir as necessidades da pele, melhorando sua aparência e textura.

É importante escolher o óleo adequado para você. Existem diversas opções disponíveis, e aqui você pode encontrar dicas para fazer a melhor escolha.

E tem mais: você pode potencializar os efeitos dos óleos vegetais usando óleos essenciais, que também trazem inúmeros benefícios à pele. Este post pode te ajudar a selecionar os mais adequados para você.

E então, já usa óleos no cuidado com a sua pele? Compartilhe sua experiência conosco!

Conta pra gente como foi a transição e qual óleo tem funcionado melhor para você.

Juntas, vamos desvendar o segredo da pele equilibrada e radiante.

Avatar of Luiza Monteiro
Engenheira Química pela UFSCar. Trabalhou na área de logística na Ambev, qualidade da Casale Equipamentos e atuou como consultora da EY. Iniciou estudos de Cosmetologia e Fitoterapia no Instituto Holistico Maya, em Playa del Carmen e é formada em Fitoterapia pela Humaniversidade. Fex o Curso de Formulação Orgânica e Natural para Cabelos pela Formula Botanica (UK) e hoje cursa Formulação Orgânica e Natural para Peles na mesma escola.
Post criado 36

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo