Minha pele é oleosa, óleos faciais são para mim?

A ideia de utilizar óleos vegetais em nosso rosto pode parecer loucura para muitas pessoas que sofrem com problemas causados por peles oleosas. Se sem passar nada sobre a pele, ela já tem aquela aparência de brilho indesejado, imagine se você aplicar mais algum óleo sobre ela, não é mesmo? Sem contar com as tão temidas acnes, que chegam sempre antes daquele evento importante ou um date com o crush, mas não se preocupe. Quem sabe tudo o que a sua pele precisa não é uma reabilitação?

Primeiramente, vamos entender a importância do sebo para nossa pele e depois, verificaremos o que temos feito ou podemos fazer para melhorar a condição dela.

O sebo é importante para a saúde de nossa pele e por isso, ela é revestida com milhares de glândulas sebáceas, responsáveis pela sua produção e secreção. Seu papel é manter a pele macia e flexível, e sem ele nossa pele seria frágil e rígida. Além disso, e ainda mais importante é a produção do chamado manto ácido.

O manto ácido é um filme hidrolipídico (possui água e gordura), gerado pela união do suor e sebo produzidos pela derme. Sua função principal é proteger a pele de infecções externas, irritações e alergias, manter seu pH ácido e sua hidratação. Logo, o sebo é extremamente importante para a saúde do nosso corpo, principalmente da nossa pele. Claro que há casos em que há excesso de sebo, o que atrapalha sua função de auto-limpeza, resultando em poros congestionados e acnes doloridas.

O que muita gente não sabe é que tentando reduzir a quantidade de óleo em nossa pele, acabamos com causar um excesso em sua produção. Como vimos, o sebo é importante para proteger nossa derme. Ao utilizarmos produtos abrasivos e altamente secativos, acabamos por deixar nossa pele desprotegida, e o resultado natural para essa ação é a produção de mais sebo, para tentar garantir que a quantidade gerada será suficiente para a sua proteção. Assim, retirando o óleo necessário da nossa pele, acabamos gerando um efeito rebote, onde ela produz ainda mais óleo, pois se sente em ambiente hostil sem seu poderoso sebo. Além disso, quanto mais óleo retiramos da pele, mais ela está propensa a infecções e logo, a piores acnes.

E agora? O que fazer? Não se preocupe, é possível reverter a situação. Assim como a sua pele se acostumou a gerar óleo em excesso para se proteger da constante eliminação do óleo necessário, ela pode se acostumar a gerar uma quantidade mais satisfatória do mesmo.

Aí entra aquela tal “loucura” que falamos no começo. Aplicar óleos vegetais na pele pode auxiliar na regulação da quantidade de sebo produzida. Com o óleo vindo externamente, a pele se sente nutrida e protegida e inicia o ciclo de estabilização na produção das glândulas sebáceas. Além disso, como já dissemos em posts anteriores, os óleos vegetais possuem diversos nutrientes e ácidos graxos que podem suprir a carência nutritiva de nossa pele, melhorando sua aparência e textura.

Existem diversos tipos de óleos que podemos passar, basta encontrar a melhor opção para você. Aqui você pode encontrar dicas de como escolher o melhor óleo para você.

E lembre-se, você pode sempre potencializar os seus óleos vegetais com os nossos amados óleos essenciais. Esse post pode te ajudar a selecionar o que melhor pode funcionar para você. 

Já usa óleos no cuidado com a sua pele? Já escolheu seu óleo preferido? Conta pra gente como foi a transição e qual o melhor óleo pra você.

Avatar of Luiza Monteiro
Engenheira Química pela UFSCar. Trabalhou na área de logística na Ambev, qualidade da Casale Equipamentos e atuou como consultora da EY. Iniciou estudos de Cosmetologia e Fitoterapia no Instituto Holistico Maya, em Playa del Carmen e é formada em Fitoterapia pela Humaniversidade. Fex o Curso de Formulação Orgânica e Natural para Cabelos pela Formula Botanica (UK) e hoje cursa Formulação Orgânica e Natural para Peles na mesma escola.
Post criado 19

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo