Adaptado de Breast Cancer Fund
Ontem, dia 7 de abril, escrevi aqui sobre a necessidade de prestarmos atenção aos produtos e alimentos que consumimos que, por conterem inúmeras substâncias químicas e tóxicas, impactam e muito a nossa saúde de forma silenciosa.
Aproveitando que hoje, dia 8 de abril, é o Dia Mundial de Combate ao Câncer, queria mostrar para vocês quais são as substâncias presentes nos cosméticos que estão ligadas ao câncer de mama, e como essas substâncias agem em nosso corpo. No Brasil, infelizmente, a ANVISA permite por lei a utilização dessas substâncias em cosméticos. A única maneira de evitar nossa exposição é conhecer essas substâncias, ler os rótulos e evitar todos os produtos que contenham alguma delas.
FTALATOS
Os ftalatos são um grupo de disruptores endócrinos, usados nos cosméticos para dar brilho e fixar cor em esmaltes, além de aumentar a durabilidade de pergumes; em hidratantes spray de cabelo, sabonetes líquidos, antitranspirantes, desodorantes, condicionadores e xampus, os ftalatos dão aquele aspecto líquido ou de cremosidade. Nas embalagens dos produtos, raramente há a descrição literal “ftalato”. Os nomes mais comuns listados são phthalates, dibutylphthalate (DBP), dimethylphthalate (DMP), diethylphthalate (DEP). Podem até aparecer os nomes em português também: butila, benzila, dibutila, diciclohexila, dietila, diisodecila, di-2-etilexila e dioctila. A exposição aos ftalatos está ligada a puberdade precoce feminina, além de ser um fator de risco para o câncer de mama. Alguns ftalatos também possuem uma baixa atividade estrogênica.
TRICLOSAN
Presente em produtos como sabonetes, pasta de dente, desodorantes e sabonetes bactericidas, sendo utilizada como bactericida. Essa substância, que é classificada como um pesticida, pode afetar o sistema hormonal do corpo – especialmente os hormônios da tireóide – e pode alterar o desenvolvimento dos seios. O uso indiscriminado de produtos com triclosan pode aumentar a resistência bacteriana, podendo desregular o sistema de defesa do corpo humano.
1,4-DIOXANO
Cosméticos como xampus, medicamentos e produtos de limpeza podem conter substâncias que carregam o 1,4-dioxano, são elas: polietilenos glicois (polyethylene glycols – PEGs), polietilenos (polyethylene), polioxietileno (polyoxyethylene) e ceteareth, sendo os nomes em itálico a forma como aparecem nos rótulos. O composto é considerado pela IARC como possivelmente carcinogênico para seres humanos.
PARABENOS
Grupo de compostos utilizados como antifúngico, preservativo e antimicrobiano presente em cremes, loções, pomadas, desodorantes, xampus e muitos outros. São absorvidos pela pele, e já foram identificados em amostras de biópsia de tumores de câncer de mama. Além disso, o parabeno interfere no sistema endócrino de humanos e animais – ele possui uma atividade estrogênica – por conta disso ele é considerado um disruptor endócrino.
ALUMÍNIO
Os derivados do alumínio são encontrados em inúmeros desodorantes e determinadas maquiagens. Nos desodorantes, o alumínio é responsável por conter o suor e impedi-lo de sair, deixando as axilas mais secas. Segundo o site Cancer.gov, alguns estudos sugerem que os compostos à base de alumínio podem ser absorvidos pela pele e atuar como mimetizadores de estrogênio (ou seja, eles agem como estrogênio no organismo). Em excesso, o estrogênio está ligado, dentre outras coisas, ao aparecimento de cancro nas células mamárias, o que pode levar ao câncer.
1,3-BUTADIENO
Cremes depilatórios, protetor solar em spray, bases para o rosto são alguns dos produtos que podem estar contaminados com o 1,3-butadieno, que é considerado um carcinogênico. A exposição ocorre através da inalação da substância.
Em suma, são muitas substâncias a serem evitadas. Evidentemente, é uma tarefa difícil ter em mente todos esses nomes complicadíssimos e procurá-los em uma lista gigantesca de ingredientes pouco familiares a nós, em cada produto que compramos. Uma alternativa simples é repensar e reavaliar a nossa necessidade de compra. Afinal, quantas maquiagens e produtinhos que compramos por impulso e acabam abandonados na penteadeira? A indústria cosmética muitas vezes nos seduz e nos faz pensar que precisamos de seus produtos (muitas vezes inúteis) para ficarmos mais bonitas. Mas isso pode custar até mesmo a nossa saúde… Por isso, se não dispensa alguns produtinhos em sua rotina de beleza, procure cosméticos naturais que respeitem a natureza de seu corpo.
REFERÊNCIAS
eCycle. “Conheça as principais substâncias que devem ser evitadas nos cosméticos e produtos de higiene”. Disponível em: http://www.ecycle.com.br/component/content/article/63/2180-substancias-cosmeticos-produtos-higiene-quimicos-nocivos-evitar-triclosan-formaldeido-parabenos-triclocarban-alcatrao-carvao-hulha-cocamida-dea-bha-bht-chumbo-fragrancia-tolueno-oxibenzona-acido-borico-liberadores-dioxina-lauril-sulfato-de-sodio-fluor.html
Ferrari, Nyle. “De olho nos desodorantes: triclosan e alumínio”. Disponível em: https://lookaholic.wordpress.com/2012/08/30/de-olho-nos-desodorantes-triclosan-e-aluminio/
Ta demais o blog, todas as matérias, muita informação boa!!
Parabéns pelo texto! Parabéns pra essas meninas JACI! Sucesso!