Shampoo de bebê: saiba porque é nocivo para seu bebê (e para você também!)

baby shampooVocê acha que os produtos para bebês são seguros, livre de substâncias químicas?

Eu costumava pensar que sim. Esse pensamento é extremamente comum. Afinal, nunca se passaria pela minha cabeça que as empresas teriam coragem de vender produtos destinados a bebês e que fizessem mal para a pele. Mas vocês já pararam para ler os rótulos desses produtos?

Foi conversando com meu tio, que tem uma pele bem irritada e alérgica, que comecei a pensar a respeito disso. Ele me disse: “Shampoo eu só uso aquele para bebê, da marca X.” Marca X que não vou nem mencionar o nome, mas que domina o mercado de produtos para bebês (agora já sabem qual é, né?). Bom, fiquei curiosa pra ler a composição do produto, até mesmo para ter ideias para futuramente desenvolver um produto para esse público. Mas para minha surpresa, ao ler o rótulo, notei que a química é basicamente igual ao shampoo de adulto. A única diferença é que o rótulo enfatiza que o produto é livre de lágrimas, ou seja, não irrita os olhos dos bebês.

Segue abaixo a lista de ingredientes usual para xampus para bebês e alguns detalhes sobre os ingredientes mais controversos:

Aqua, Cocamidopropyl Betaine, Coco-Glucoside, Sodium Methyl 2-Sulfolaurate / Disodium 2-Sulfolaurate, Cetyl Betaine, Citric Acid, Glycerin, Polyquaternium-7, Sodium Benzoate, Parfum, CI 47005, CI 15985

Cocamidopropyl Betaine: Surfactante leve, responsável por promover limpeza. Muitas marcas também fazem uso desse composto no lugar dos sulfatos mais nocivos. No entanto, não é um dos compostos mais seguros que temos como alternativa: de acordo com o EWG, pode ser contaminado com nitrosaminas (cancerígenas) e está associado à ocorrência de dermatite de contato e coceira em pessoas predispostas.

Coco-Glucoside, Sodium Methyl 2-Sulfolaurate / Disodium 2-Sulfolaurate, Cetyl Betaine: surfactantes leves e seguros, responsáveis por promover limpeza.

Polyquatenium-7: Estabilizante da espuma, desembaraçante. Possivelmente tóxico aos órgãos, tóxico ao meio ambiente.

Sodium Benzoate: Usado como conservantes. Possivelmente tóxico aos órgãos.

Parfum: fragrância sintética, responsável por perfumar o produto. A palavra “Parfum” no rótulo pode esconder mais de 3 mil substâncias químicas,  pois a lei não obriga as empresas a declararem no rótulo a lista de ingredientes que compõem a fragrância. Mas tais fragrâncias comumente contém substâncias que podem causar danos ao sistema respiratório, tóxicas para o sistema imune, e que podem ocasionar alergias em pessoas sensíveis.

CI 47005 e CI 15985: Corantes alimentícios. O CI 15985, quando ingerido, pode causar reações anafilactoides, angioedema, choque anafilático, vasculite e púrpura. Pode provocar hiperatividade em crianças quando associado ao benzoato de sódio. Banido na Finlândia e Noruega.

Viram como muitos dos ingredientes estão associados a problemas de pele e de saúde? Notem que todos os ingredientes desse produto são sintéticos, sem absolutamente nenhum ativo natural.  A função nua e crua é de limpar, sem provocar lágrimas no bebê, mas sem nenhum benefício a pele. O blog Clube do Cabelo e Cia explica nesse post que o pH do produto é alterado para não irritar os olhos do bebê. Os xampus normalmente possuem um pH mais alcalino, mais elevado, enquanto os produtos para baby se aproximam mais do pH da lágrima, que gira em torno de 7 e 7.5. Mas tirando isso, o produto não apresenta nenhum benefício e é igual a um xampu qualquer.

protetor bebe

 

Como alternativa, o Clube do Cabelo e Cia dá uma excelente sugestão: que tal usar um protetor para banho, para evitar que o xampu caia no olho do bebê? E ao invés de usar produtos vazios de nutrientes,  que tal escolher produtos naturais, hidratantes e nutritivos?

Vou repitir: devemos sempre questionar o que consumimos. Até mesmo os produtos para bebês seguem a lógica cruel da indústria de cosméticos. Devemos ler os rótulos, entende-los e optar pelos produtos mais naturais possíveis. Quanto mais natural, melhor. Os produtos naturais funcionam melhor, pois nosso corpo e nossa pele tem biocompatibilidade com os ingredientes vegetais. Isso ocorre pois somos todos compostos das mesmas substâncias orgânicas. Por isso eles são tão mais eficientes, mais nutritivos e benéficos do que os sintéticos. Vamos parar de usar esses produtos estranhos ao nosso corpo e nossa pele, principalmente nos nossos bebês e crianças? Esse seria um belo presente de dia das crianças! 😉

 

Referências

http://www.clubedocabeloecia.com.br/2013/07/shampoo-infantil-e-necessario.html

http://www.ewg.org/skindeep/ingredient/702512/FRAGRANCE/

http://www.idec.org.br/consultas/dicas-e-direitos/cuidados-com-os-corantes-dos-alimentos

Avatar of Daniella Kakazu
Engenheira Química pela UFSCar, com pós graduação em Sustentabilidade pela Universidade da California em Los Angeles. Logo depois que terminou sua pós, começou a empreender na Jaci. Fez cursos de saboaria natural no Santo Sabão, se formou como aromaterapeuta pela Aromaflora e é certificada em Advanced Organic Skincare Science pela Formula Botanica.
Post criado 48

5 comentários em “Shampoo de bebê: saiba porque é nocivo para seu bebê (e para você também!)

  1. Acho importante informar e esclarecer alguns pontos:
    – O coco-glucoside é um tensoativo delicado de origem vegetal, derivado do coco e de açucares vegetais. Muito utilizado em produtos que teem inclusive a certificação “bio”. e outros, assim como o Sodium benzoate que é um conservante seguro.
    Quanto às fragrâncias, possui uma legislação especifica que controla a presença de todas as substancias presentes e obriga a declaração em rotulagem dos ingredientes presentes segundo concentração e risco de alergenicidade.

  2. Oi Beth! Obrigada pelo seu comentário!
    Concordo que o coco-glucoside é de origem vegetal e que não é nocivo, mas ele não possui nenhum benefício para a pele, certo? Digo, não está presente na fórmula como ativo. Me corrija se estiver errada.
    Em relação ao sodium benzoate, verifiquei que ele é possivelmente tóxico nesta fonte aqui: http://www.ewg.org/skindeep/ingredient/705989/SODIUM_BENZOATE/
    Vale ressaltar que é possivelmente tóxico mas o risco é baixo (mas se fosse no meu bebê, na dúvida eu não usaria…)

    Quanto às fragrâncias, a lei não obriga a declarar no rótulo, estou certa? Pois sempre vem escrito “parfum” (a composição não é aberta.

    No mais é isso, obrigada pelo comentário e por tornar essa discussão mais rica 🙂

  3. Oi Dani,

    O objetivo é este mesmo, tornar a discussão mais rica, obrigada pela compreensão.

    Quanto ao coco-gluoside o fato de ser um tensoativo delicado já é um beneficio mas o objetivo maior deste tipo de produto é o da higienização e como é destinado à bebes, deve respeitar sua delicadeza. O produto alega “funcionalidade” ou “atividade” à ele?

    Entre os conservantes existentes, o sodium benzoate é um produto seguro. Um produto passível de contaminação é um grande risco à segurança e saúde.

    Quanto às fragrâncias, a lei obriga a declarar as substancias presentes que não sejam seguras e possam apresentar risco. Substancias essas comumente presentes nos óleos essenciais, naturais ou sintéticas, que compõem as fragrâncias..

    De qualquer forma, os produtos da Jaci são diferentes dos convencionais. Possuem a preocupação e o cuidado de serem delicados com a pele. Por isso tao importante nos aprofundarmos realmente sobre o que estamos usando.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo