No post passado, falamos sobre os óleos vegetais, seus principais componentes e a forma como atuam na nossa pele. Agora que você já sabe todos os benefícios de incluir os óleos na sua rotina de beleza, daremos algumas dicas de como escolher um óleo de qualidade, adequado para a sua pele, e ensinaremos como utilizá-lo no rosto
Como escolher o melhor óleo para o seu tipo de pele?
Ao comprar um óleo vegetal 100% puro, certifique-se de que na composição do mesmo consta apenas o nome científico do óleo em questão ou o a sua nomenclatura oficial do INCI (International Nomenclature of Cosmetic Ingredient). Nunca compre óleos vegetais para tratamento facial cuja composição contenha parafina, óleo mineral, perfumes ou conservantes.
Entretanto, tais cuidados não são suficientes. Há quem adultere um óleo vegetal nobre com óleos vegetais mais baratos (por exemplo: óleo de argan misturado com óleo de soja). Infelizmente, dependendo da proporção, a identificação da adulteração se torna complicada até mesmo aos que possuem familiaridade com o insumo. Logo, é de suma importância conhecer a origem do óleo vegetal, a empresa por detrás da produção e/ou envasamento, e a loja onde o óleo está sendo comercializado.
Outro ponto importante é comprar apenas óleos que são prensados a frio, que não tenham passado por um processo de refino. A prensagem a frio garante que o óleo seja extraído sem perder suas propriedades. Já o refino normalmente envolve etapas que utilizam solventes químicos que, além de retirar boa parte dos nutrientes dos óleos, pode deixar resíduos indesejáveis no produto final. Todos os óleos, por natureza, possuem uma cor e odor característicos. Se um óleo dito 100% vegetal for transparente ou não possuir nenhum odor, desconfie.
Dito isso, qualquer óleo vegetal 100% puro e de qualidade será extremamente benéfico para a sua pele, e não entupirá os poros. A composição de cada óleo pode variar em relação aos ácidos graxos e outras substâncias como vitaminas, minerais e proteínas. Abaixo estão os óleos mais utilizados para esse fim, e suas principais características:
Abacate (Persea gratissima)
Seu óleo é esverdeado, denso e com forte odor graxo. É ser rico em vitaminas A, B1, B2 e D e sais minerais, e confere maciez e flexibilidade a pele. Pode ser utilizado em todos os tipos de pele, especialmente as peles secas e sensíveis.
Argan (Argania spinosa)
Rico em ácidos graxos monoinsaturados e poli-insaturados, possui grande concentração de ácido oleico e linoleico – ácidos importantíssimos na regeneração celular e proteção da pele. Atua na preservação da elasticidade da pele
Buriti (Mauritia flexuosa)
O buriti é considerado uma fonte natural de betacaroteno (vitamina A) e de tocoferóis (vitamina E), ambos poderosos antioxidantes. Protege a pele do envelhecimento e dos raios solares, além de deixar a pele com uma aparência luminosa, macia e de vitalidade. Por ser cicatrizante e antioxidante, pode ser aplicado em peles com acnes, ajudando na cicatrização de espinhas.
Coco (Cocos nucifera)
O óleo de coco é rico em ácido láurico, substância com propriedades antibacterianas, antifúngicas, antiinflamatórias, emolientes e umectantes. Por isso, auxilia no combate à acne, previne o envelhecimento precoce da pele, confere maciez e preserva a sua elasticidade natural. Indicado para todos os tipos de pele.
Gérmen de Trigo (Triticum vulgare Germ)
Maior fonte de vitamina E da natureza, e por isso é um antioxidante poderoso. É um óleo fino e leve, com rápida penetração na pele. Possui também vitaminas A, B, D e F. Promovendo a elasticidade e retardando o envelhecimento precoce da pele. Ajuda também na prevenção de rugas além de hidratar peles ressecadas e dar mais elasticidade. Indicado para todos os tipos de pele.
Jojoba (Simmondsia chinensis)
Óleo nobre de elevada compatibilidade com a pele humana, o óleo de jojoba regula naturalmente a oleosidade da pele, possui ação de desobstrução e limpeza dos poros e das glândulas sebáceas, sendo ótimo para peles com acne. É rico em vitamina E, proteínas e sais minerais, suaviza e hidrata peles secas e maduras. Indicado para todos os tipos de pele.
Rosa Mosqueta (Rosa Aff Rubiginosa)
Tradicionalmente conhecido por suas propriedades terapêuticas e pelo grande poder regenerador. Rico em ácidos graxos poli-insaturados, promove a renovação celular da epiderme. Reduz linhas de expressão, cura queimaduras, ameniza cicatrizes, firma os tecidos e retarda o envelhecimento prematuro. Indicado para peles ressecadas e envelhecidas.
Semente de Uva (Vitis Vinifera)
Esse óleo possui altas taxas de vitamina E, por isso tem ação antioxidante sobre a pele, facilitando sua regeneração e hidratação. Por ser muito leve, é adequado para peles oleosas.
Como utilizar os óleos vegetais no rosto?
Para usar os óleos, é muito simples: aplique de duas a quatro gotas no rosto limpo com movimentos circulares ascendentes. Dê preferência para aplicações noturnas, uma vez que não haverá excesso de suor e oleosidade natural, fazendo com que o óleo seja melhor absorvido. Para potencializar os efeitos, é possível também adicionar óleos essenciais no seu óleo escolhido. Em um próximo artigo, abordaremos os melhores óleos essenciais para o rosto e como utilizá-los.
Aromaflora: Apostila do Curso “Oficina de Óleos Vegetais e Manteigas”
Gostei muito das dicas e orientação
Sempre tive dúvidas sobre qual óleo usar obg