Outubro chegou! Esse é um mês muito especial para nós, pois é também Outubro Rosa, mês destinado à conscientização contra o câncer de mama. O câncer de mama é a maior causa de morte por câncer nas mulheres em todo o mundo, com cerca de 520 mil mortes estimadas por ano. Ao longo dos últimos anos, houve um aumento dramático nas incidências de câncer de mama no Brasil. Entre 1990 e 2013, houve um aumento de 47,7% nos casos. Mesmo com o avanço da medicina, o número de mortes também só aumenta a cada dia.
Essa é uma tendência mundial, já que nossa exposição a toxinas só tem aumentado, principalmente com os cosméticos. Nesse post aqui, escrevi a respeito das substâncias presentes nos cosméticos que estão ligadas ao câncer de mama. São elas: ftalatos, triclosan, 1,4-dioxano, parabenos, sais alumínio e 1,3-butadieno. Essas substâncias estão classificadas como distuptores endócrinos, mimetizadores de estrogênio e/ou carcinogênicas, ou seja, afetam nossos sistema endócrino, hormonal e podem causar câncer.
Os desodorantes convencionais, em especial, contém alumínio, parabenos e triclosan, principalmente os antitranspirantes. No Brasil, os desodorantes antitranspirantes são muito populares, e eles normalmente contém cloridróxido de alumínio na fórmula, substância responsável por inibir a sudorese. Pesquisas científicas já comprovaram que esses sais penetram no corpo através da pele, e atuam como mimetizadores de estrogênio no organismo.
O que poucas pessoas sabem é que o suor em si não tem cheiro. O que causa o mau odor é a flora, fungos e bactérias em contato com esse suor. Para combater esse mau cheiro, utiliza-se os ingredientes antissépticos e antibactericidas, que detém a multiplicação das bactérias. Normalmente, quem cumpre essa função nos desodorantes é o triclosan, ingrediente nocivo e que pode afetar o sistema hormonal do corpo. Esse ingrediente é tão forte que é até usado como pesticida na indústria. O uso indiscriminado de triclosan pode aumentar a resistência bacteriana, podendo até desregular o sistema de defesa do corpo humano.
A boa notícia é que existem alternativas naturais e que funcionam perfeitamente como desodorante, como o bicarbonato de sódio ou leite de magnésia, que possuem pH básico, desfavorecendo a proliferação de bactérias causadoras do mau odor, já que elas sobrevivem apenas em meio ácido. A transpiração é completamente essencial para o nosso corpo, é por meio dela que regulamos a nossa temperatura. Não soa muito natural e saudável bloquearmos uma reação natural do nosso corpo, não é mesmo? Pode ser incômodo, mas as alternativas naturais de desodorante já ajudam a reduzir a transpiração e previnir o mau odor de forma eficaz. Temos que nos manter limpos, cheiroso e saudáveis, mas o respeito ao nosso corpo deve vir sempre em primeiro lugar.
Mas além de todas essas informações, trazemos também uma novidade para vocês…
Promoção de Outubro Rosa Jaci! Damos a vocês durante todo o mês de outubro um desconto de 20% no nosso desodorante nuvem herbal! Aproveitem e experimentem!
O desodorante lavanda e ucuúba da Jaci contém bicarbonato de sódio, que contribui para deixar o pH das axilas básico, e ingredientes antissépticos e emolientes: óleo de palmiste e manteiga de karité. Os aromas ficam por conta dos óleos essenciais de lavanda e melaleuca, que são bactericidas, antissépticos e diminuem (mas não bloqueia!) a transpiração de uma forma mais natural.
Para comprar o desodorante, clique aqui, ou acesse a nossa loja virtual completa: www.jacinatural.com.br/loja.
Referências
Lilian Pacce: Detox de desodorante pra já!
O Globo: Incidências de câncer de próstata e de mama tiveram um aumento dramático no país.
amei o texto amiga!!
Ótimo texto. Muito esclarecedor.
Eu já uso o desodorante Jaci e nunca mais pretendo usar qualquer outro.