Retinóides x Bioretinóis

Os retinóides são muito populares nos cuidados com a pele, conhecido por seus benefícios anti-envelhecimento. Há vários tipos de retinol no mercado, e nem todos são iguais.

Mas afinal, o que são retinóides?

Os retinóides são uma família de compostos derivados da vitamina A que são usados para tratar diversos problemas da pele, como acne, envelhecimento, psoríase e manchas escuras. Eles funcionam ligando-se a receptores específicos nas células da pele, o que leva a uma série de mudanças benéficas, como a renovação celular e a produção de colágeno

Alguns dos benefícios dos retinóides:

Reduzem rugas e linhas finas, pois estimulam a produção de colágeno e elastina, que são proteínas responsáveis pela firmeza e elasticidade da pele.
Clareiam manchas escuras, por regularem a produção de melanina, o pigmento que dá cor à pele.
Ajudam a tratar acne, pois reduzem a produção de oleosidade, desobstruem os poros e combatem as bactérias causadoras da acne.
Melhoram a textura da pele, pois suavizam a pele áspera e promovem a renovação celular.

Existem três tipos principais de retinóides:

Retinol: A forma mais comum de retinóide, disponível em cremes, séruns e loções.
Tretinoína: A forma mais potente de retinóide, disponível apenas com receita médica.
Adapaleno: Um retinóide de segunda geração que é menos irritante que o retinol e a tretinoína.

Apesar de seus benefícios, cerca de 92% dos usuários experimentam irritação, descamação, ardência e coceira na pele.

Efeitos colaterais dos retinóides:

Irritação: o processo de renovação celular e à produção de colágeno ocasionados pelo retinol pode irritar a pele, especialmente em pessoas com pele sensível.
Sensibilidade ao sol: O retinol pode tornar a pele mais sensível ao sol, o que pode levar a queimaduras solares, vermelhidão e manchas escuras.
Conjuntivite: Irritação nos olhos se o produto for aplicado muito perto.
Riscos na gravidez: por poder atravessar a placenta e causar problemas no desenvolvimento do bebê, o retinol é contraindicado durante a gravidez.
Piora da acne: Pode haver um aumento das espinhas nas primeiras semanas de uso, pois o retinol leva os comedões (cravos e espinhas) à superfície da pele.
Manchas escuras e vasinhos: Em alguns casos, o retinol pode causar manchas escuras e dilatação de capilares na pele.

Além disso, alguns estudos em animais mostraram que o retinol pode ter efeitos perturbadores endócrinos. Mas vale ressaltar que esses estudos foram realizados em doses muito altas de retinol, muito mais altas do que as que são usadas em produtos de cuidados com a pele. Estudos em humanos sobre o retinol e a disrupção endócrina são inconclusivos, pois alguns não encontraram nenhuma ligação entre o retinol e a disrupção endócrina, enquanto que outros encontraram uma ligação possível.

Bioretinol: Uma alternativa natural aos retinóides

Para oferecer uma opção mais suave e segura, a indústria tem desenvolvido nos últimos anos diversas alternativas naturais ao retinol, as substâncias denominadas retinol-like, bioretinol ou retinoides naturais. São compostos que imitam os efeitos do retinol, mas sem seus efeitos adversos.

Alguns dos benefícios dos bioretinóis:

Menos irritantes: as alternativas naturais ao bioretinol são mais biocompatíveis com a pele, sendo facilmente absorvidos sem causar danos à barreira cutânea.
Ação antioxidante: os ingredientes botânicos, além da ação na pele, possuem propriedades antioxidantes que combatem os radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce da pele.
Preservam a microbiota da pele: os bioretinois não interferem na microbiota natural da pele, ajudando a manter a saúde e o equilíbrio da pele.

Eficácia Comparável ao Retinol:

Estudos científicos comprovam que os bioretinóis são tão eficazes quanto o retinol sintético na redução de rugas, linhas finas e hiperpigmentação. Há diversas opções de ingredientes que prometem esses benefícios no mercado, e o que escolhemos usar nos produtos da Jaci é o bioretinol do picão preto! Nós escolhemos esse ingrediente incrível, pois ele possui efeitos comparáveis ao retinol sintético, porém sem os efeitos colaterais. Além disso, ele é feito de uma planta nativa brasileira e produzido aqui mesmo no nosso país. 🫶🏽🇧🇷

Em um próximo post, vamos contar tudinho sobre o nosso bioretinol pra vocês!

Referências:

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7322530/

Retinoids in the treatment of skin aging: an overview of clinical efficacy and safety. PubMed: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/23481150/
A Review of the Use of Retinoids in the Treatment of Acne Vulgaris. PubMed: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/29614400/
Retinoids: a review of clinical and experimental evidence. PubMed: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/12538344/
Adverse effects of topical retinoids. PubMed: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/17071252/
Retinoid irritation: management strategies. PubMed: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/23750011/

Avatar of Daniella Kakazu
Engenheira Química pela UFSCar, com pós graduação em Sustentabilidade pela Universidade da California em Los Angeles. Logo depois que terminou sua pós, começou a empreender na Jaci. Fez cursos de saboaria natural no Santo Sabão, se formou como aromaterapeuta pela Aromaflora e é certificada em Advanced Organic Skincare Science pela Formula Botanica.
Post criado 48

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo