Dicas para brilhar com consciência no carnaval

Olá pessoal, como estão? Animados para o carnaval?

Há mais ou menos três anos atrás, quando começamos a Jaci, publicamos o primeiro post neste blog! Esse texto chamava a atenção para a poluição causada pelos cosméticos convencionais, e é claro, mencionava o microplástico presente nos esfoliantes. Naquela época, esse tipo de informação não estava assim tão difundido na mídia como hoje. E além disso, não tínhamos parado para pensar que o glitter também era microplástico. Eu, pelo menos, ainda não tinha feito essa ligação.

Nesses últimos três anos, vimos a discussão e a consciência em relação ao resíduo plástico cair na boca do povo! Cada vez mais estamos enxergando plástico e lixo aonde não víamos antes. E outra, esse assunto não está mais apenas na roda de conversa dos ativistas e ambientalistas. Vejo que, aos poucos, todos estão se conscientizando. Quando vejo marcas divulgando nas redes sociais produtos com glitter convencional, vejo sempre MUITOS comentários de pessoas reclamando, chamando a atenção e cobrando uma solução sustentável. Tenho certeza que, há três anos atrás, isso não era tão comum assim.

Fico realmente feliz que essa mudança esteja acontecendo. Mas acho também importante expandirmos essa consciência para outras coisas que também geram lixo no carnaval. Podemos falar das fantasias, confetes, serpentinas, carros alegóricos… Será que precisamos mesmo celebrar dessa forma excessiva? Com tanto lixo? Com tantos penas arrancadas de animais? Precisamos mesmo de tudo isso para nos divertir?

Sei que o carnaval é uma época do ano em que as pessoas não querem pensar em problema nenhum, só querem se divertir. Mas temos que eliminar o que não é imprescindível para a nossa diversão, ainda mais se for gerar impacto negativo para o planeta. Será que vale a pena poluir o planeta com um lixo que irá demorar centenas de anos para se degradar, só pra você ter algumas horas de diversão mais bonito(a) e/ou brilhante?

Pensando nisso, resolvi reunir algumas dicas e inspirações para gerarmos menos impacto nesse carnaval (ou em qualquer data festiva!).

1. Aposte em maquiagens coloridas e com brilho, mas sem glitter e adesivos. Dá pra fazer makes lindas e que chamam a atenção mesmo sem o glitter.

A Marina Ferrari ensina várias maquiagens lindas, iluminadas e que dispensam o glitter em seu canal do YouTube. No Pinterest também tem ideias incríveis!

E claro, se você fizer questão, o glitter biodegradável é uma opção. Mas será mesmo que ele é necessário?

 

Fonte: Escola Madre

2. Use acessórios naturais e biodegradáveis. O problema do glitter não é só na maquiagem não. Reparem, ele está em tudo! Nas fantasias, nas tiaras… Como alternativa, que tal fazer o seu próprio acessório de papel? Ou comprar algum adereço biodegradável, em tecido, papel ou até mesmo flores e folhas secas?

Acessório feito com elementos naturais da Líricas Botânica. Sustentável e elegantérrimo! E ah, feito com pena de pavão que ela pegou do chão! Sem crueldade <3

Foto: Liricas Botanica

3. Monte fantasias com peças de roupa atemporais. Se for comprar alguma roupa para compor sua fantasia, aposte em peças que você vá usar depois. Ou melhor ainda, tente montar looks com o que você já tem no guarda roupa. Seja criativo! É possível montar looks lindos com peças neutras, basta investir mais na maquiagem ou nos acessórios.

A Marcela do A Naturalíssima criou esse look chic, atemporal e vintage, usando uma blusa vintage que ganhou há anos da esposa do sogro. Nossas mães e avós costumam guardar umas preciosidades assim. Vale a pena procurar!

 

4. Dispense o confete e a serpentina. Ou, se for usar, opte pelos biodegradáveis!

Aposto que se você der uma volta por um parque, ou até em uma rua mais arborizada, vai encontrar várias folhas secas ou até mesmo flores caídas no chão. Vamos usar folhas secas no lugar do papel picado cheio de corante?


Fonte: Referencial Verde

5. Leve uma garrafinha e/ou copinho retrátil. Dica mais óbvia, mas útil. Afinal, canudinho não é o único plástico gerado das bebidas, né?

Nós criamos uma pasta no nosso pinterest com muitas inspirações de fantasias, maquiagens e outras ideias para o carnaval. Confira aqui e se inspire com a gente!

Avatar of Daniella Kakazu
Engenheira Química pela UFSCar, com pós graduação em Sustentabilidade pela Universidade da California em Los Angeles. Logo depois que terminou sua pós, começou a empreender na Jaci. Fez cursos de saboaria natural no Santo Sabão, se formou como aromaterapeuta pela Aromaflora e é certificada em Advanced Organic Skincare Science pela Formula Botanica.
Post criado 48

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo