Compre de quem faz As vantagens de se comprar localmente e direto do produtor

Compre de quem faz | As vantagens de se comprar localmente e direto do produtor

Quem acompanha a Jaci nas redes sociais, sabe que sempre participamos de feiras veganas, mercados e eventos de artesanato aqui em São Paulo e região. Apesar do trabalho que dá, é de longe uma das coisas que mais amamos fazer nesta empreitada. Um ano se passou desde que começamos a participar desses eventos, e temos só agradecer por todas as pessoas que se conectaram conosco de alguma forma, e muito contribuíram para o nosso crescimento.

Essas feiras, além de serem uma oportunidade para nos aproximarmos do nosso público, é também uma chance de apoiar o pequeno empreendedor e incentivar uma economia local muito mais sustentável. O movimento do compre local é uma bandeira que se torna cada vez mais forte nos EUA e na Europa, e está começando a sensibilizar as pessoas aqui no Brasil, principalmente com a popularização de feiras e mercados locais.

Mas o que significa “comprar local”, e quais são os seus benefícios?

Comprar local não significa ir para a loja local de uma grande cadeia – significa gastar seu dinheiro numa pequena empresa, cujo dono mora perto de você. Ao fazer isso, você garante que o dinheiro ficará no seu bairro. Nos EUA, calcula-se que 45 a cada 100 dólares gastos em negócios locais ficam na comunidade. Muito mais do que os 13 de cada 100 dólares gastos em lojas de rede. Comprar local também ajuda a fortalecer a classe média – o dinheiro premia pequenos empreendedores, em vez de ir parar nas mãos de executivos engravatados dos infinitos níveis hierárquicos das grandes corporações. Sem falar que incentivar o comércio local pode reduzir a emissão de carbono, ao diminuir a necessidade de transportar produtos por grandes distâncias. E, no meio da crise que está assolando o país, cidades com comércio local mais forte estão se saindo melhor do que lugares altamente dependentes de redes e corporações.

Ou seja, apoiar o comércio local é mais que uma tendência. Precisamos disso para tornar a nossa economia mais resiliente, melhorar a distribuição de renda, incentivar a criação de novos empregos e diminuir a poluição do nosso planeta. Precisamos disso para um mundo melhor.

Fora todos esses benefícios, há uma diferença gritante entre os produtos feitos em grande escala e os produtos feitos a mão, com amor e propósito. Os produtos manuais possuem uma identidade única. São exclusivos, cheios de identidade, não padronizados, e possuem um preço justo. Os pequenos empreendedores não fazem pelo lucro. Se fosse por isso, não optariam por essa jornada cheia de incertezas e dificuldades. O lucro é apenas um meio de difundir o seu sonho.

Por isso, para incentivar o consumo consciente, iniciaremos uma série de posts mostrando um pouco do universo das feiras e mercados locais que participamos. Um pouco da atmosfera, das atividades, e é claro, dos pequenos empreendedores que encontramos pelo caminho, alguns donos de marcas que nos ganharam como clientes fiéis.

Por enquanto, deixaremos aqui algumas imagens que mostram um pouquinho desse mundo. Aguardem os próximos posts!

 

Oficina de bordado no Jardim Secreto Fair

  • Jardim Secreto Fair
  • Jardim Secreto Fair

Mercado Manual no Museu da Casa Brasileira

  • Jardim Secreto Fair
  • Jardim Secreto Fair
  • Festa Junina Vegana no Vegan Park

 

Fotos: Jardim Secreto Fair, Rede Manual e Vegnice

Compre local

 

Avatar of Daniella Kakazu
Engenheira Química pela UFSCar, com pós graduação em Sustentabilidade pela Universidade da California em Los Angeles. Logo depois que terminou sua pós, começou a empreender na Jaci. Fez cursos de saboaria natural no Santo Sabão, se formou como aromaterapeuta pela Aromaflora e é certificada em Advanced Organic Skincare Science pela Formula Botanica.
Post criado 48

Um comentário sobre “Compre de quem faz | As vantagens de se comprar localmente e direto do produtor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo