Aprendendo a ler rótulos de cosméticos - Conservantes parte I

Aprendendo a ler rótulos de cosméticos – Conservantes parte I

Temos aprendido, cada vez mais, a prestar atenção em nossa alimentação, pensando no que consumir, lendo rótulos, conhecendo ingredientes, mas ainda falta muito para termos esse mesmo conhecimento e cuidado com o que passamos sobre a pele. Por isso, a Jaci iniciou sua série de posts “Aprendendo a ler rótulos de cosméticos”. No post de hoje, vamos falar sobre os conservantes. E como são muitos os conservantes utilizados, nós dividiremos o post, para que ele não fique muito comprido.

Os conservantes são um grupo de substâncias utilizadas nas indústrias para impedir a proliferação de micro-organismos que deterioram, contaminam e reduzem as propriedades dos produtos, trazendo riscos ao consumidor podendo causar doenças a quem os consome. Assim, eles são úteis para garantir a qualidade e eficiência do produto por mais tempo e impedir a contaminação do mesmo por agentes patogênicos.

Para garantir sua eficácia, o conservante deve ser estável em diferentes temperaturas e pHs, inodoros e incolores, para não interferirem com o aspecto final do produto, nos cosméticos, tem amplo espectro de ação, agindo contra fungos, bactérias Gram negativas e positivas, deve ser solúvel em água, pois é onde há a proliferação de organismos, além de não ser inflamável, nem tóxico. Combinar todas essas características é difícil e por isso não existe um conservativo ideal, assim, são utilizadas combinações diversas entre eles.
Entre os conservantes mais utilizados hoje em dia estão:

PARABENOS (Parabens)
Os parabenos são ésteres do ácido parahidroxibenzóico. Eles funcionam muito bem contra fungos e possui atividade mais limitada contra bactérias. Os mais comuns são o butilparabeno, o metilparabeno e o propilparabeno.
Os parabenos são largamente usados há mais de 50 anos na indústria cosmética, alimentícia e farmacêutica e em tese não são tóxicos. São liberadas para uso pelas autoridades sanitárias de diversos países e catalogadas como seguras e pouco tóxicas. Porém essas substâncias são disruptores hormonais, imitando a ação do estrogênio no organismo. Foi realizada uma pesquisa na universidade de Reading que coletou diversas amostras de câncer de mama em diversas mulheres, em que em 99{d472cbc9b4e5b7840d5104aea9a3b0a6f44f9dfecef370459faa46ba60659749} das amostras, foram encontrados pelo menos um tipo de parabenos e em 60{d472cbc9b4e5b7840d5104aea9a3b0a6f44f9dfecef370459faa46ba60659749}, foram encontrados os cinco tipos. Apesar de a matéria ter sido realizada apenas com 40 mulheres, os números mostram um ponto a se considerar ao utilizar produtos que possuem esse composto em sua composição.

FORMALDEÍDOS
O formaldeído é um gás, normalmente utilizado em solução aquosa com metanol para evitar sua polimerização (união de diversas moléculas iguais, gerando um polímero). Ele é classificado como altamente tóxico e carcinogênico humano. É proibido no Japão em qualquer produto e na EU, em aerossóis. É irritante da pele e das vias respiratórias. Apresenta boa atividade contra bactérias e fungos.

BHT e BHA
O BHT e o BHA são compostos orgânicos lipossolúveis, vendidos na forma de cristais brancos. Eles são largamente utilizados na indústria cosmética e alimentícia, servindo como antioxidantes, além de conservantes. Os dois são listados como disruptores hormonais e possíveis causadores de câncer. E apesar de serem utilizados em alimentos e produtos de cuidado corporal, em suas fichas técnicas é possível verificar que eles são perigosos se ingeridos e causam irritação cutânea.

Benzoato de Sódio
O Benzoato de sódio, por exemplo, apesar de não ser livre de riscos (causa irritação em contato com a pele), só o faz em altas concentrações e não é um disruptor hormonal e não é cancerígeno. Ele é um sal de sódio, apresentado na forma de um pó branco. É bactericida e fungicida e atua apenas em meio ácido. Apesar de não ser tão maléfico a saúde, seu uso deve ser evitado em grávidas, pois ele é possivelmente um agente teratogênico, ou seja, é capaz de causar danos ao embrião ou feto durante a gestação.

 

Como é possível verificar, o mercado está inundado de conservantes que causam problemas a saúde dos consumidores. Diversos ingredientes causam irritação na pele, olhos, influenciam o sistema endócrino e são suspeitos de causar câncer. Por isso é importante nos atentar ao rótulo e consumir produtos cada vez mais naturais. Com menos conservantes ou se possível sem nenhum. Como dissemos no começo, conservantes são importantes para diminuir o risco de contaminação dos produtos por microrganismos, mas alguns processos de fabricação esterilizam o produto e fazem com que o uso desses compostos não seja necessário. E apenas produtos com fase aquosa necessitam de conservantes, uma vez que os microrganismos não se desenvolvem em óleo (fase oleosa).

 

Fontes:

https://www.sciencelab.com/msds.php?msdsId=9927413

https://pt.wikipedia.org/wiki/Benzoato_de_s{d472cbc9b4e5b7840d5104aea9a3b0a6f44f9dfecef370459faa46ba60659749}C3{d472cbc9b4e5b7840d5104aea9a3b0a6f44f9dfecef370459faa46ba60659749}B3dio

http://www.ewg.org/skindeep/search.php?query=paraben

https://www.reading.ac.uk/news-and-events/releases/PR427032.aspx

http://insumos.com.br/cosmeticos_e_perfumes/artigos/conservantes_n{d472cbc9b4e5b7840d5104aea9a3b0a6f44f9dfecef370459faa46ba60659749}2044.pdf

http://www.ewg.org/skindeep/ingredient/702500/FORMALDEHYDE/

http://www.merisol.com/images/BHT_MSDS_Update_041708.pdf

http://ws.eastman.com/ProductCatalogApps/PageControllers/MSDS_PC.aspx?Product=71001360

Avatar of Luiza Monteiro
Engenheira Química pela UFSCar. Trabalhou na área de logística na Ambev, qualidade da Casale Equipamentos e atuou como consultora da EY. Iniciou estudos de Cosmetologia e Fitoterapia no Instituto Holistico Maya, em Playa del Carmen e é formada em Fitoterapia pela Humaniversidade. Fex o Curso de Formulação Orgânica e Natural para Cabelos pela Formula Botanica (UK) e hoje cursa Formulação Orgânica e Natural para Peles na mesma escola.
Post criado 36

Um comentário sobre “Aprendendo a ler rótulos de cosméticos – Conservantes parte I

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo