Mais uma Black Friday se aproxima, e muitos estão ansiosos pelos descontos, e já estão planejando o que vão comprar há tempos. Confesso que nós, como uma marca que deseja difundir o consumo consciente, ficamos na dúvida se deveríamos ou não entrar nessa onda.
Quando pensamos na Black Friday, nos vem à cabeça aquelas multidões enlouquecidas dentro dos shoppings, filas quilométricas, pessoas brigando pelos produtos… Aqui no Brasil a BF pegou de vez, de uma forma mais sutil, mas essas imagens representam bem o consumismo desenfreado dessas datas festivas.
Por isso, apesar de sermos uma marca de cosméticos e que precisa lucrar para sobreviver no mercado, queremos convidá-los a refletir sobre o que vão comprar nessa sexta-feira. Nós vamos participar da promoção, mas não queremos que vocês comprem apenas porque está mais barato. As promoções são enganadoras e sedutoras: nos fazem comprar por impulso, sem pensar. Por isso, antes de comprar, pergunte-se: eu realmente preciso disso? Vou usar? Mais do que isso, a empresa da qual estou comprando compartilha da mesma visão de mundo que eu?
Nós enxergamos essa promoção como uma oportunidade para difundirmos mais a nossa filosofia. Uma oportunidade pontual para tornar os produtos ainda mais acessíveis. Apesar de querermos vender (é claro), não fazemos pelo lucro – se fosse pelo dinheiro, teríamos escolhido um caminho mais fácil, acreditem. Não queremos que vocês simplesmente comprem e usem um produto sem pensar em tudo o que ele representa. Queremos, na verdade, que vocês repensem a forma de consumir. Que vocês olhem para um sabonete natural, uma manteiga e enxerguem todos os seus benefícios: suas mil e uma possibilidades de uso, seu valor e seu cuidado. Queremos que vocês abram os olhos e consigam se libertar dos produtos que são empurrados para nós. E que cada vez mais, nós façamos escolhas conscientes e benéficas, para a nossa saúde e para a saúde do nosso planeta.
Então, vamos juntos fazer dessa Black Friday, uma Friday um pouquinho mais Green. 🙂