Falar sobre cosméticos naturais pode ser um pouco complicado. Isso porque a palavra “natural” pode trazer algumas ideias distintas. Enquanto por um lado, as pessoas podem achar que isso significa algo mais puro e saudável, por outro lado, algumas pessoas podem acreditar que os cosméticos naturais são menos eficientes e têm menor qualidade, o que é algo que não faz sentido.
Para eliminar essas concepções erradas sobre os cosméticos naturais, vamos desmistificar algumas das ideias mais comuns sobre esses produtos.
Cosméticos naturais são menos eficazes que os convencionais
Mito
Acredita-se que os cosméticos naturais sejam menos eficazes, mas isso não poderia estar mais longe da verdade. Muitos ingredientes de origem natural têm seus benefícios para a pele comprovados cientificamente.
A eficácia dos produtos naturais está na biocompatibilidade, ou seja, a capacidade desses ingredientes em interagir adequadamente com a pele, sem provocar danos a longo prazo. No entanto, isso não quer dizer que ninguém terá reações negativas à produtos só porque eles são naturais. Vamos explicar melhor no próximo mito.
Cosméticos naturais são sempre seguros
Mito
Embora os produtos naturais sejam geralmente considerados mais seguros que os convencionais sintéticos, isso não elimina a possibilidade de haver uma reação alérgica a um ingrediente natural. Por isso é sempre importante realizar um teste em uma região pequena antes de usar um produto novo.
Fora isso, também há a questão da formulação. Existem na natureza ingredientes tóxicos e venenosos, como o mercúrio, por exemplo. Então é necessário que a formulação de um produto natural respeite as normas reguladoras para que possa ser considerado seguro.
Cosméticos naturais não são regulamentados
Mito
Os cosméticos naturais, para serem vendidos para as pessoas, precisam passar pelas mesmas condições que os convencionais. No Brasil, quem determina esses passos é a ANVISA. Apesar de eles precisarem ser regulamentados para serem comercializados, é muito comum que você encontre pequenas marcas que ainda vendem sem autorização. Então fique atenta aos rótulos, neles é possível verificar quem produziu e o número do produto na Anvisa.
Também há outra questão sobre a regulamentação desses produtos no Brasil. Ainda não existe uma regra clara do que faz um cosmético ser natural ou não e por isso é possível ver diversas marcas que não focam em fórmulas limpas e embalagens sustentáveis usando esse tipo de termo. Chamamos essa prática de Greenwashing e ela é mais comum do que parece. Então preste atenção se nos rótulos e propagandas existem muitas palavras chamativas, mas pouca diferença entre aquele produto e um convencional.
Qual desses mitos você acreditava e quais ainda tem dúvida se são verdade ou não? Já conta pra mim aqui nos comentários.