Potencializando seu cuidado com o rosto com óleos essenciais

Potencializando seu cuidado com o rosto com óleos essenciais

No nosso último post do blog, ensinamos como utilizar óleos vegetais no rosto e citamos que para potencializar seus benefícios, é possível acrescentar óleos essenciais a eles.

Os óleos essenciais são compostos voláteis, responsáveis pelo odor das plantas aromáticas. São produzidos pelas plantas para garantir sua sobrevivência. Por isso, ao serem extraídos, possuem propriedades extremamente concentradas. Combinados corretamente com óleos carreadores, você poderá alcançar resultados incríveis, como redução da oleosidade, aumento da elasticidade da pele, diminuição da acne e sua gravidade, além de melhorar peles secas ou maduras.

Para se beneficiar a partir dos óleos essenciais, devemos diluí-los antes de aplica-los sobre a pele, principalmente do rosto. Uma concentração segura para o rosto é de 1{d472cbc9b4e5b7840d5104aea9a3b0a6f44f9dfecef370459faa46ba60659749}, assim, para cada 20 ml do óleo vegetal escolhido, deve-se acrescentar 3 gotas de óleo essencial (OE). Eles podem ser misturados, logo, não há necessidade de todas as gotas serem do mesmo OE.

Segue abaixo uma lista de óleos essenciais ótimos para o rosto e seus benefícios para pele.

Palmarosa (Cymbopogon martini)

A palmarosa é um capim originário da Índia. Seu óleo, ao ser aplicado sobre a pele, recupera o equilíbrio de líquidos, ajudando a manter a humidade nos tecidos e estimula a secreção natural de oleosidade. É citofilático, ou seja, promove a renovação da matéria celular e o crescimento de novas células e revitalizante, agindo bem como um clareador de manchas. Também é antisséptico e antiviral, sendo ótimo para o tratamento de infecções e inflamações na pele.
Por suas inúmeras propriedades, pode ser utilizado em peles oleosas, maduras, secas, flácidas ou sensíveis.
Precauções: Não deve ser utilizado durante a gestação.

Lavanda (Lavandula angustifolia)

A lavanda é uma planta arbustiva originária da região do Mediterrâneo. Seu óleo é largamente conhecido por suas propriedades calmantes e sedativas, mas ele também é antisséptico, analgésico, anti-inflamatório, citofilático, hidratante e adstringente, sendo ótimo para tratamento de infecções cutâneas, feridas e escaras. Inibe o crescimento de bactérias que podem causar infecções e acne e ajuda a equilibrar o sebo na pele. O óleo essencial de lavanda é um curinga, tendo inúmeras funções, assim, caso você ainda não tenha grandes conhecimentos em Aromaterapia e ainda não saiba que óleo comprar, esse é o mais indicado.
Pode ser utilizado em peles sensíveis, feridas, secas, maduras e oleosas.
Precauções: Pode ser usado por qualquer pessoa. É seguro para crianças, porém recomenda-se o uso apenas em crianças a partir de 2 anos de idade (para bebês de 3 a 24 meses, usar uma diluição de 0,25{d472cbc9b4e5b7840d5104aea9a3b0a6f44f9dfecef370459faa46ba60659749}).

Ylang-ylang (Cananga odorata)

O Ylang ylang é uma árvore perene originária de Madagascar. Ele atua como antisséptico, desfavorecendo o crescimento microbiano, limpando profundamente e protegendo feridas de infecções e, assim, auxiliando o processo de cicatrização. Ele regula a produção de sebo na pele. A seborreia é uma doença causada pelo mau funcionamento das glândulas sebáceas, que resulta em produção de sebo desregulada e consequente infecção das células epidérmicas. O óleo de ylang auxilia a cura da inflamação das glândulas e no tratamento da infecção da pele. Ele também ajuda na regeneração de células epidérmicas, suavizando traços finos de expressão e melhorando a elasticidade da pele.
Por regular a produção de sebo pela pele, pode ser utilizado em peles secas ou oleosas.
Precauções: Tem odor forte e floral, por isso, deve ser usado em baixas dosagens, pois pode causar dor de cabeça e náuseas.

Olíbano (Boswellia carterii)
O olíbano é uma resina vegetal de árvores típicas da África e Ásia. Seu óleo essencial é um verdadeiro tônico para a pele, proporcionando vitalidade e suavizando rugas de peles cansadas. É um excelente aliado para retardar o aparecimento de marcas de expressão e o envelhecimento da pele. É anti-inflamatório, cicatrizante e adstringente, sendo ótimo para o tratamento de acne, além de regular a oleosidade da pele.
Pode ser usado, principalmente em peles oleosas e acnéicas e maduras.
Precauções: Evitar o uso durante a gestação e por crianças.

Limão (Citrus lemon)
O limão é uma árvore perene originária da Índia. Seu óleo pode ser utilizado no tratamento de acne, reduzindo a oleosidade, limpando a pele e atuando como antisséptico. Ele também possui propriedades branqueadoras, diminuindo a pigmentação da pele, eliminando manchas senis e sardas. É um excelente tratamento para aumentar o viço da pele sem vida, pois elimina as células mortas, é adstringente e revitaliza a flacidez ou mesmo a pele de aparência cansada.
Pode ser utilizados em peles sem viço ou oleosas.
Precauções: Fotossensibilizante, não se expor ao sol após seu uso, pois causa manchas e queimaduras na pele. Para uma utilização segura diluir o óleo em até 1{d472cbc9b4e5b7840d5104aea9a3b0a6f44f9dfecef370459faa46ba60659749}.

Gerânio (Pelargonium graveolens)
O gerânio é uma planta perene originária da África do Sul e Austrália. Equilibra a oleosidade da pele, mantendo-a flexível. Eficaz contra eczemas, queimaduras e herpes. Limpa profundamente a pele e aumenta o fluxo de sangue, reduzindo a palidez do rosto. É antisséptico, adstringente, cicatrizante e tônico para a pele.
Pode ser utilizado em peles sensíveis, oleosas, congestionadas, secas, pálidas, com herpes e sem viço.

Precauções: Usar com cautela em caso de pele hipersensível.

Você já inclui óleos essenciais na sua rotina de cuidados com a pele? Senão, experimente cuidar de sua pele com um óleo vegetal acrescido de alguns óleos essenciais. Utilizando da forma correta e com a diluição adequada, sua pele com certeza sentirá os benefícios.

Bibliografia

http://bodyunburdened.com/essential-oils-for-skincare/
http://www.herbia.com.br/
www.plantasmedicinaisefitoterapia.com/
http://www.bysamia.com.br/
https://www.guiademassagem.com.br/colunistas/silvia-pirre/dicionario-basico-de-oleos-essenciais-e-oleos-vegetais.asp
http://www.phytoterapica.com.br/

Avatar of Luiza Monteiro
Engenheira Química pela UFSCar. Trabalhou na área de logística na Ambev, qualidade da Casale Equipamentos e atuou como consultora da EY. Iniciou estudos de Cosmetologia e Fitoterapia no Instituto Holistico Maya, em Playa del Carmen e é formada em Fitoterapia pela Humaniversidade. Fex o Curso de Formulação Orgânica e Natural para Cabelos pela Formula Botanica (UK) e hoje cursa Formulação Orgânica e Natural para Peles na mesma escola.
Post criado 36

11 comentários em “Potencializando seu cuidado com o rosto com óleos essenciais

    1. Oi Luisa!
      O OE de limão é realmente muito bom para a pele, e clareia manchas. Mas vc tem que tomar cuidado com ele, pois ele é muito forte, podendo sensibilizar a pele (arde bastante!). O ideal é realmente usar de noite por conta da fototoxicidade, e bem diluído. Eu recomendaria usar no máximo numa concentração de 0,2{d472cbc9b4e5b7840d5104aea9a3b0a6f44f9dfecef370459faa46ba60659749}, que equivale a 5 gotas em 100 mL de óleo vegetal.
      Outros óleos bem legais para clarear mancha são hortelã-pimenta e palmarosa. Esses também são bem fortes. Se quiser adicionar esses outros óleos, adicione para totalizar no máximo 25 gotas em 100 mL.

    1. Oi Daniela! Sim, o tea tree é maravilhoso para a pele também, principalmente para peles oleosas e com acne. Ele é antisséptico, e ajuda a secar as espinhas rapidamente. Fora isso, pode ser usado em qualquer machucado, é um poderoso antimicrobiano e cicatrizante.

    1. Oi Bia! É super importante diluir, ok? Os óleos essenciais são bem concentrados.
      Você pode diluir no máximo 5 gotinhas em 30 ml de óleo, ou até menos. O ylang tem um aroma bem forte, então só um pouquinho já é o suficiente 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo