É impossível vivermos neste planeta sem gerarmos impacto ambiental. Todas as nossas ações cotidianas têm consequências para o mundo ao nosso redor, como a emissão de gases de efeito estufa. Por conta da importância da manutenção da temperatura na Terra, esses gases começaram a ser contabilizados e como eles têm sempre um carbono em sua composição, o rastro dessas emissões é chamado de pegada de carbono.
O cálculo da pegada é muito usado para quantificarmos os danos das nossas atividades (empresas, países, pessoas, ações, produções, TUDO) na manutenção da qualidade de vida no nosso planeta. Apesar de termos diversos países, continentes e oceanos, todos os ecossistemas da Terra são interligados e eles se influenciam, por isso é tão importante mantermos a temperatura do planeta constante. Caso ela aumente demais, derretem-se as calotas polares, aumenta-se o nível dos oceanos, mudam-se as estações de chuva, o que pode gerar muito caos ambiental, como as diversas queimadas que temos visto acontecerem na Amazônia, Cerrado e Pantanal. Por isso, muitos países vincularam a pegada de carbono a leis ambientais, e essa deve ser acompanhada e reduzida ao longo do tempo.
Mas você sabia que também podemos calcular nosso impacto individual e criar essa consciência do quanto estamos afetando o planeta, e saber quais atitudes são responsáveis pelo nosso impacto? Esse é um exercício essencial para evoluirmos, um passinho de cada vez.
Claro que as indústrias e empresas exercem um impacto maior do que um indivíduo, mas você já parou para pensar que elas produzem o que nós compramos? Então é nosso papel fazer boas escolhas na hora de ir às compras e exigir responsabilidade ambiental das marcas. Já é possível notar que o movimento eco tem sido um bom apelo de marketing e quanto mais nos informarmos e cobrarmos, mais raro será o Greenwashing (não sabe o que é? Cola nesse post aqui).
No site da Moss (calculator.moss.earth) é possível calcular sua pegada de carbono atual e também permite comparar com a média mundial.
E aí? Como é a sua pegada de carbono? Já tinha parado para pensar sobre ela?