Cuidado holístico com a pele I Como escolher os cosméticos adequados

Cuidado holístico com a pele I: Como escolher os cosméticos adequados?

A pele é o maior órgão do nosso corpo. Possui inúmeras funções importantes, como regular a temperatura corporal, eliminar resíduos e toxinas, oferecer defesa imunológica, além de servir como proteção física para as partes internas do corpo. Ela é constituída de nutrientes fornecidos pela nossa dieta.

Os problemas de pele como acne, oleosidade excessiva, ressecamento, dermatites e coceiras são extremamente recorrentes, e é muito comum que se procure nos cosméticos a cura para essas condições. Mas ao procurar essa “cura”, é preciso olhar além, e ter um olhar holístico do problema, levando em conta o corpo, mente e estilo de vida. Os cosméticos exercem apenas um papel secundário para uma pele saudável, mas eles podem potencializar os efeitos de uma dieta e estilo de vida saudáveis. Tendo isso em mente, é coerente escolher cosméticos que sejam também saudáveis e condizentes com esse estilo de vida. Ao comprar um produto para a pele, há duas regras simples para se levar em consideração:

1.Menos é mais

Ao invés de escolher produtos com 30 ingredientes, escolha produtos mais simples, com no máximo 10 ingredientes. Nomes elegantes e extravagantes no rótulo muitas vezes não dizem nada. O óleo de coco puro, por exemplo, é por si só um hidratante incrível. Então, acrescentar a ele mais 20 outros ingredientes não ampliará seus benefícios, e não necessariamente justifica o custo adicional de fazê-lo. Além disso, quando se trabalha com muitos ingredientes, a porcentagem utilizada de cada um pode ser minúscula. Será que em concentrações pequenas dará pra sentir seus efeitos? Ou será que o ingrediente foi adicionado apenas para soar bem no rótulo? Logicamente, alguns ingredientes, como óleos essenciais, são usados em baixíssimas porcentagens, por serem altamente concentrados em ativos das plantas. Mas, ao invés de um produto com 10 óleos essenciais diferentes, opte com um no máximo 3 ou 4.

O nosso corpo sempre metaboliza melhor poucas coisas de uma só vez. Já se sabe que, quanto mais complicada uma refeição, maior as chances de ter um problema digestivo. O mesmo princípio serve para os cosméticos. Pense neles como um alimento para a pele: a pele absorverá e digerirá melhor produtos mais simples.

2.É comestível?

Ao escolher um produto, leia os ingredientes e se questione: “eu comeria isto?” Se a resposta é não, você também usaria no maior órgão do corpo? É claro que há exceções, pois a maioria dos produtos não terá um bom gosto, mesmo sendo tecnicamente comestível. Mas é importante que o produto usado sobre a pele seja saudável para todo o corpo.

Lembrem-se que uma parte do que passamos na pele é absorvida pelo corpo. Por isso os cosméticos devem realmente serem encarados como alimentos, pois alguns componentes podem penetrar até o sangue, e ir para os outros órgãos do corpo. A partir do momento em que temos esse olhar mais holístico, seremos mais criteriosos na hora de escolher os cosméticos e produtos de higiene que utilizamos. Mas, como dito anteriormente, a escolha do que usar é apenas um dos fatores que influenciam na saúde da pele. Em um próximo texto, vamos falar dos principais inimigos para a pele, e alguns hábitos importantes para deixá-la mais saudável. Aguardem!

 

Referências:

Apostila do curso “Diploma in Organic Skincare Formulation”, da Formula Botanica. Disponível em: www.formulabotanica.com

Avatar of Daniella Kakazu
Engenheira Química pela UFSCar, com pós graduação em Sustentabilidade pela Universidade da California em Los Angeles. Logo depois que terminou sua pós, começou a empreender na Jaci. Fez cursos de saboaria natural no Santo Sabão, se formou como aromaterapeuta pela Aromaflora e é certificada em Advanced Organic Skincare Science pela Formula Botanica.
Post criado 40

Um comentário sobre “Cuidado holístico com a pele I: Como escolher os cosméticos adequados?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo